O emulsificante está presente em vários produtos alimentícios, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seus efeitos na saúde. O objetivo desse aditivo é melhorar a textura e a estabilidade dos alimentos, Mas será que é seguro? Pode causar prejuízos à saúde?
- Beber energético faz bem ou mal? Entenda os efeitos e riscos do consumo
- Água com gás faz mal para a saúde?
Antes de tudo, vale entender que os emulsificantes são aditivos alimentares que ajudam a misturar substâncias que normalmente não se combinam, como óleo e água. Basicamente, eles ajudam a prolongar a validade e garantir a estabilidade dos produtos.
Entre os tipos de emulsificantes mais comuns estão a goma arábica, os diglicerídeos de ácidos graxos e o ácido ascórbico. Cada um deles possui funções específicas, mas, em geral, atuam impedindo que os ingredientes se separem e mantendo a consistência desejada nos alimentos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Quais alimentos usam emulsificante?
Os emulsificantes estão presentes em diversos alimentos processados, porque são essenciais para manter a qualidade e a durabilidade desses produtos.
Produtos lácteos
Os produtos lácteos podem conter emulsificantes para evitar a separação de ingredientes:
- Iogurtes
- Queijos cremosos
- Sorvetes
- Manteigas
Alimentos processados
Alguns alimentos processados utilizam emulsificantes para manter a uniformidade:
- Molhos para salada
- Maionese
- Margarinas
- Cremes vegetais
Produtos de panificação
No caso dos produtos de panificação, os emulsificantes podem ajudar a melhorar a textura e prolongar a validade:
- Bolos
- Pães
- Biscoitos

Bebidas industrializadas
Não são apenas alimentos que usam os emulsificantes. Algumas bebidas industrializadas podem incluir para estabilizar a mistura de ingredientes:
- Suco de caixinha
- Refrigerante
- Energético
Sobremesas
Alguns doces costumam conter emulsificantes para garantir uma textura suave e uniforme, como:
- Barras de chocolate
- Balas
- Sobremesas prontas
Emulsificante faz mal para a saúde?
Agora a grande questão: emulsificante faz mal? De modo geral, esses aditivos são considerados seguros por órgãos reguladores como a FDA (Food and Drug Administration) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No entanto, alguns estudos sugerem que o consumo excessivo de emulsificantes pode afetar negativamente a microbiota intestinal.
Um estudo publicado no The Journal of Nutrition, Health and Aging, por exemplo, diz que emulsificantes dos alimentos processados prejudicam o intestino. O experimento feito com roedores mostrou que aqueles que tomaram a água contendo emulsificantes apresentaram mudanças significativas na diversidade das bactérias presentes no intestino, com alguns tipos sendo reduzidos. Por outro lado, a população das bactérias pró-inflamatórias se tornou maior.
No entanto, emulsificantes naturais, como a goma arábica e o ácido ascórbico, podem ter efeitos positivos no organismo. A goma arábica, por exemplo, é uma fibra solúvel que pode beneficiar a saúde intestinal. O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, tem propriedades antioxidantes que auxiliam na proteção celular.
Embora sejam considerados seguros, o consumo excessivo de alguns tipos de emulsificante pode ter impacto na microbiota intestinal e na saúde metabólica. Optar por uma dieta equilibrada, rica em alimentos naturais e minimamente processados, é a melhor forma de garantir uma alimentação saudável e equilibrada.
Leia também:
- É mais saudável comer frutas e legumes com ou sem casca?
- O que acontece se uma pessoa comer apenas carne?
VÍDEO | 3 apps sobre alimentação saudável
Leia a matéria no Canaltech.