
Resumo
-
Jensen Huang, CEO da Nvidia, prevê que IA pode viabilizar semana de trabalho de quatro dias;
-
O executivo afirma que a produtividade proporcionada pela IA permitirá que cargas de trabalho sejam executadas em menos tempo;
-
Ele admite que alguns empregos vão sumir, mas destaca que novos postos também serão criados.
A debatida escala 4×3, na qual o indivíduo trabalha quatro dias na semana e folga três, pode virar realidade para muitas pessoas. É o que prevê Jensen Huang, CEO da Nvidia. Para o executivo, a implementação de recursos de inteligência artificial nos mais variados setores da sociedade estará por trás dessa mudança.
Huang compartilhou a sua visão sobre o assunto em entrevista ao programa The Claman Countdown, da Fox Business. Em seu entendimento, a capacidade da IA de realizar rapidamente tarefas que os humanos gastam mais tempo para concluir dará abertura para diversas transformações nas empresas.
No que diz respeito a jornadas de trabalho, o empresário comentou:
Toda revolução industrial leva a alguma mudança no comportamento social.
(…) Provavelmente, a transição para a semana de trabalho de quatro dias poderá ser uma delas.
Jensen Huang, CEO da Nvidia
Ainda no entendimento de Huang, esse cenário não significa, necessariamente, que haverá menos trabalho. Para ele, a execução mais rápida de tarefas pela IA significa que as pessoas realizarão a mesma quantidade de trabalho com a qual estão habituadas, mas em menos tempo. Esse é um dos aspectos que pode favorecer escalas de trabalho reduzidas.
O executivo também acredita que o menor tempo gasto para realização de tarefas permitirá que líderes que têm muitas ideias consigam mais tempo para colocá-las em prática. “Quanto mais produtivos formos, mais oportunidades teremos de perseguir novas ideias”, completou.
“Alguns empregos desaparecerão”
Na entrevista, Jensen Huang também reconheceu que a inteligência artificial fará postos de trabalho deixarem de existir. Mas, ao voltar a demonstrar otimismo, o empresário enfatizou que tantos outros empregos surgirão em razão do advento da IA.
Alguns empregos desaparecerão. (…) Muitos empregos serão novos e inventados. Mas uma coisa é certa: todos os empregos serão transformados como resultado da IA.
Jensen Huang, CEO da Nvidia
Huang fala na condição de líder de uma companhia que tem se beneficiado enormemente da inteligência artificial. Hoje, a Nvidia é a principal fornecedora de chips e tecnologias para implementação de soluções de IA do mercado.
Somente em seu último trimestre fiscal (de maio a julho deste ano), a companhia registrou uma receita de US$ 46,7 bilhões e lucro líquido de US$ 26,4 bilhões.
IA favorecerá semana de trabalho de 4 dias, diz CEO da Nvidia