IA brasileira Maritaca ganha aplicativo para Android

Tecnologia

A IA generativa brasileira Maritaca agora tem um aplicativo próprio para Android. A empresa anunciou a novidade na última terça-feira (2) e já liberou para download gratuito na Play Store. 

O app traz acesso ao chatbot da Maritaca e consegue importar todas as conversas salvas na sua conta. É possível escolher entre três LLMs diferentes: Sabiazinho 3.0 (uma versão mais leve), Sabiá 3.0 e Sabiá 3.1 (modelo mais recente da empresa).

Por enquanto, só há uma versão disponível para Android, mas a desenvolvedora confirmou planos de lançar a plataforma para iOS em breve. É o primeiro caso de um chatbot de IA generativa brasileiro que ganha um aplicativo próprio — normalmente, as IAs são oferecidas na versão web.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que o app da Maritaca consegue fazer

O aplicativo é simples e tem suporte apenas a comandos via texto. Na lateral esquerda, é possível acessar um menu com todo o histórico recente de conversas, enquanto a interface principal traz um espaço para os prompts, a área da conversa e um seletor para trocar de modelo.

O grande destaque da família de modelos Sabiá é o conhecimento sobre cultura, história e legislação brasileira. Você pode fazer tarefas como:

  • Pedir para a IA fazer tarefas criativas, como gerar textos;
  • Tirar dúvidas sobre leis específicas, incluindo legislações estaduais ou municipais;
  • Conhecer a história de personalidades ou de obras famosas do país;
  • Auxiliar com prompts sobre programação.
IA ganhou aplicativo para Android (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Como baixar e usar o app

O processo é simples:

  1. Abra a página da Maritaca na Play Store (Android);
  2. Faça o download;
  3. Abra o app;
  4. Faça login com e-mail e senha ou com a conta do Google;
  5. Comece a interagir com a IA.

Leia também:

VÍDEO: CELULARES com 5G: 4 opções mais em conta pra você ESCOLHER

Leia a matéria no Canaltech.