A NVIDIA domina o mercado de GPUs para jogos (e agora IA também) há muitos anos, isso não é diferente agora. Um novo levantamento da Jon Peddie Research mostra o avanço do Time Verde de placas de vídeo, atingindo praticamente o status de monopólio: 94% da fatia de mercado. Isso deixa a AMD com o restante e a Intel fica a ver navios nessa briga.
- História das GPUs NVIDIA GeForce RTX e seu impacto no mercado
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
Antes de partirmos para os dados em si, vale ressaltar que essas informações não são definitivas do mercado, já que envolvem outras complexidades. Porém, as pesquisas da JPR nos dão uma boa noção de como está o cenário. Dito isso, a NVIDIA abocanhou 2,1% da participação da principal rival no primeiro trimestre deste ano. Por isso, a AMD agora detém somente 6%.
Envio de GPUs aumentou e boa parte foi da NVIDIA
Há um ano, as Radeon representavam o dobro do valor atual, caindo para 8% no começo de 2025 e agora ainda mais. Durante todo esse período, a Intel esteve com 0% dessa fatia. Assim, a NVIDIA subiu de 88% para 94% no período de 12 meses.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Essa diferença entre AMD e NVIDIA acontece mesmo diante do que muitos consideram a melhor geração de GPUs do Time Vermelho. As Radeon RX 9000 chegaram trazendo grandes avanços em diferentes aspectos, batendo de frente até mesmo onde a rival sempre brilhou: ray tracing.
Com o FSR 4, upscaling usando IA pela primeira vez com a AMD, deixou a jogatina ainda melhor com as novas GPUs. Mas, assim como também sofreu a NVIDIA no começo, houve baixa oferta de placas no início dessa geração.
Segundo Jon Peddie, presidente da JPR, “os preços das placas de vídeo caíram para os modelos intermediários e básicos, enquanto os preços das placas de vídeo high-end aumentaram, e a maioria dos fornecedores varejistas ficou sem estoque. Isso é muito incomum para o segundo trimestre”.
Em relação ao envio de GPUs, o segundo trimestre de 2025 fechou com 11,6 milhões de unidades, um aumento de 27% em relação ao primeiro trimestre e 22,2% comparando com os últimos 12 meses.
Veja mais do CTUP:
- Comparativo entre placas da linha NVIDIA GeForce RTX
- Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
- Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
Leia a matéria no Canaltech.