Considerado o evento mais importante do cinema, o Oscar é um prêmio entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aos filmes e profissionais de maior destaque do ano.
Embora não seja um indicador absoluto de qualidade, o espetáculo criado em 1929 tornou-se conhecido para além do setor e, desde 1953, quando começou a ser televisionado, ganhou ainda mais popularidade, virando referência do que há de mais relevante no cinema atual.
Tanta atenção, é claro, desperta o interesse de muita gente sobre como funciona a premiação, que ao longo dos anos mudou categorias, número de indicados, pluralidade de membros votantes e até a forma como escolhe os vencedores.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Quais filmes e categorias o Oscar premia
Composto atualmente por 23 categorias (divididas entre principais, coadjuvantes e técnicas) o Oscar premia longa-metragens de diferentes nacionalidades, que se enquadrem nas especificações exigidas e tenham sido lançados no período elegível de cada edição.
Em 2025, por exemplo, é necessário que o filme tenha estreado entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2024, e sido exibido em pelo menos uma sala de cinema comercial da área metropolitana dos EUA por sete dias consecutivos. Além disso, o título precisa atender às regras específicas da categoria em que está concorrendo, e não ter sido transmitido na TV ou streaming antes do cinema.
Atualmente, as 23 categorias premiadas pelo Oscar são as seguintes:
- Melhor Filme
- Melhor Direção
- Melhor Atriz
- Melhor Ator
- Melhor Atriz Coadjuvante
- Melhor Ator Coadjuvante
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Animação
- Melhor Filme Internacional
- Melhor Documentário
- Melhor Documentário em Curta-metragem
- Melhor Curta-metragem
- Melhor Curta-metragem de Animação
- Melhor Trilha Sonora
- Melhor Canção Original
- Melhor Som
- Melhor Design de Produção
- Melhor Fotografia
- Melhor Maquiagem e Penteado
- Melhor Figurino
- Melhor Edição
- Melhores Efeitos Visuais
Como são escolhidos os indicados ao Oscar
Quem fica responsável por escolher e premiar esses filmes é a Academia (também conhecida como AMPAS), uma organização formada por profissionais de diferentes áreas e lugares do mundo, cujos membros passam por um processo de indicação (ou adesão automática caso já tenham sido nomeados ao Oscar) para fazerem parte da associação.

Atualmente, há mais de 10,5 mil membros globais na Academia, e há vários brasileiros que fazem parte do seu quadro, como o ator e dublador Rodrigo Santoro (Carandiru: O Filme), o montador e diretor Daniel Rezende (Turma da Mônica: Laços) e a atriz e escritora Fernanda Montenegro (Central do Brasil).
Para escolher quem irá concorrer à premiação, cada votante envia uma lista com reu ranking de indicados, feita a partir dos filmes inscritos e elegíveis para a competição compilados anteriormente em uma shortlist da Academia (em 2025, essa shortlist contava com 323 filmes). A votação é feita por uma cédula secreta e online, que conta com auditoria da empresa de contabilidade independente PricewaterhouseCoopers.
Cada categoria conta com cinco indicados, com exceção de Melhor Filme, onde 10 produções concorrem. As listas enviadas pelos membros precisam conter o número exato de nominados, caso contrário, a participação é considerada inválida.
A categoria de Melhor Filme é a única em que todos os membros da Academia podem votar, ainda que isso não seja obrigatório. Nas outras, cada participante escolhe os indicados em seu campo de atuação – diretores votam em diretores, atores em atores, etc. Há, ainda, um recorte de gênero, com atrizes votando somente nas categorias de atuação feminina e vice-versa.
O Oscar de Melhor Filme Internacional (anteriormente conhecido como Filme Estrangeiro) é o único com um formato diferente, no qual todos os países são convidados a selecionar um candidato cada. Essas escolhas passam por dois comitês especializados da Academia; o primeiro seleciona 15 possíveis indicados (shortlist) e o segundo escolhe os cinco que efetivamente irão concorrer ao prêmio.

Feita então todas essas indicações, o Oscar utiliza uma fórmula baseada em ranking, com rodadas de eliminação e seleção de nominados de acordo com a posição que ocupam na preferência dos membros da Academia.
Como são escolhidos os vencedores do Oscar
Estabelecidos os cinco indicados finais de cada categoria (ou os 10, no caso do prêmio de Melhor Filme), todos os membros elegíveis da Academia podem votar em todas as 23 categorias, independente de sua área de atuação.
O filme ou profissional que tiver o maior número de votos leva o prêmio para casa, com exceção da categoria de Melhor Filme que tem um sistema diferente de escolha do vencedor.
No caso da principal premiação da noite, os votantes precisam fazer uma lista de preferência de todos os indicados, ganhando aquele que aparecer em primeiro colocado em mais da metade das listas. Caso isso não aconteça, é feito uma média dos rankings enviados, de maneira a ser premiado o mais bem posicionado nas votações.

Por fim, a temporada se encerra com a icônica noite do Oscar, onde todas as 23 categorias são premiadas durante uma cerimônia televisionada e com plateia. Durante o evento, cada vencedor sobre ao palco para receber sua estatueta (um cavaleiro em pé sobre um rolo de filme segurando uma espada) e fazer seu discurso e agradecimentos.
Leia também:
- 9 brasileiros que foram indicados ao Oscar
- 6 filmes que perderam o Oscar mas se tornaram clássicos
- Quais filmes de terror já foram indicados ao Oscar?
Leia a matéria no Canaltech.