Carros elétricos e híbridos crescem 70% em um ano e ganham força no Brasil

Tecnologia

O mercado automotivo brasileiro encerrou agosto em retração. Segundo levantamento da Bright Consulting, foram vendidos 214.380 veículos no mês, o que representa um total 6,9% menor que aquele de julho e recuo de 3,8% em relação ao mesmo período em 2024. Apesar da queda geral, os eletrificados seguem em crescimento e já consolidam sua presença entre os consumidores.

De acordo com os dados, os eletrificados BEV, PHEV, HEV e MHEV chegaram a 24.540 unidades vendidas em agosto. Enquanto o total indica estabilidade em relação a julho, sinaliza também um crescimento de 70,4% em relação ao volume de agosto de 2024. Portanto, os eletrificados já representam 11,4% do mercado em agosto e somam 160.191 emplacamentos no acumulado de 2025, alta de 48,5% na comparação anual.

Ao considerar somente os eletrificados plenos (ou seja, os híbridos convencionais, plug-in e 100% elétricos), o total de unidades vendidas chega a 19.745, que equivale a 9,2% do mercado em agosto. Finalmente, os 100% elétricos e híbridos plug-in totalizaram 14.962 unidades vendidas em agosto, ou 7% das vendas totais.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Força das marcas chinesas 

O avanço dos eletrificados acompanha também a expansão das montadoras chinesas no Brasil. Em agosto, elas aumentaram a sua participação no mercado, e saltaram de 9,2% para 9,9%. O destaque fica por conta da BYD, que domina o segmento elétrico, e a GWM, referência dos híbridos plug-in. 

BYD segue liderando no Brasil (Divulgação/BYD)

O período de janeiro a agosto totalizou 128.620 eletrificados plenos vendidos no Brasil; destes, mais de 96 mi são BEV e PHEV. Os números são expressivos, e mostram que a eletrificação junto da recarga externa seguem avançando a todo vapor no país.  

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?

Leia a matéria no Canaltech.