A App Store Brasil gerou R$ 63,8 bilhões em renda de cobranças e vendas para desenvolvedores locais em 2024. O dado foi apresentado em estudo feito por Silvia Fagá de Almeida, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV), e divulgado pela Apple nesta quinta-feira (4).
- Como publicar um app na Play Store e App Store? Entenda o processo das lojas
- Cade exige que Apple ‘abra’ App Store em até 90 dias no Brasil
O estudo aponta também que, em mais de 90% do faturamento e das vendas feitas dentro da App Store, os desenvolvedores não pagaram comissão alguma. Frente a isso, a professora da FGV avaliou que, desde 2019, os ganhos de desenvolvedores na loja de apps da Apple no Brasil cresceram quase cinco vezes.
“No Brasil, desenvolvedores estão aproveitando a App Store para transformar suas paixões em negócios prósperos e criar apps incríveis que os usuários adoram”, disse Tim Cook, CEO da Apple na dvulgação do estudo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ganhos de devs brasileiros aumentaram 55%
A pesquisa também indica que, de 2021 a 2024, os ganhos totais de pequenos desenvolvedores na App Store aumentaram 55%. Esse crescimento representa uma ampliação nas oportunidades para profissionais de desenvolvimento no país.
O avanço pode ser visualizado no número de downloads de apps criados por brasileiros. A análise da FGV mostra que usuários de todo o mundo baixaram aplicativos de profissionais locais mais de 570 milhões de vezes por meio da App Store.
Outro dado indica que, em 2024, mais de 70% dos desenvolvedores brasileiros tiveram downloads provenientes de múltiplas lojas de aplicativos.
Leia mais:
- App Store impediu US$ 2 bilhões em fraudes somente no ano passado, diz Apple
- App Store vai mostrar acessibilidade de um app antes de baixá-lo
- Apple Intelligence em Português: como usar os recursos no iPhone
VÍDEO: O que faria Pedro Cipoli comprar um iPhone 17?
Leia a matéria no Canaltech.