A Tesla, montadora comandada por Elon Musk, sofreu em julho uma queda de 40% das vendas na Europa e Reino Unido em comparação com o mês no ano anterior. Enquanto isso, gigantes chinesas como a BYD avançam a todo vapor.
- Nissan derruba preços e vende novo Kicks a preço de Kardian
- Antes de gastar R$ 4 mil numa e-bike, veja essas 5 dicas essenciais
De acordo com a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), a Tesla vendeu apenas 8.837 unidades em julho — no ano passado, o total foi de 14.769. Foram comercializados só 6.600 veículos na União Europeia, o que representa redução de 42,4%.
O tombo contrasta com o avanço da chinesa BYD, que vendeu 13.503 veículos e, assim, cresceu 225% no mesmo período. Ainda, o resultado indica que a chinesa superou pela primeira vez a Tesla no ranking mensal.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ascensão chinesa — e elétrica
O cenário europeu reforça a tendência de eletrificação. Em julho, as vendas de carros totalmente elétricos cresceram 39%, enquanto os híbridos convencionais e híbridos plug-in apresentaram aumento de 14% e 57%, respectivamente. Foram vendidas mais de 1,3 milhão de unidades em apenas sete meses.

Hoje, os modelos movidos a eletricidade já representam 59% dos emplacamentos na Europa, enquanto os carros a gasolina recuaram 21%. Curiosamente, a mudança não vem beneficiando a Tesla, que tem sua liderança ameaçada em meio a concorrentes que oferecem modelos eficientes e mais acessíveis.
- Puxadores e maçanetas eletrônicas viram dor de cabeça em carros novos
- Nova moto da Harley-Davidson vai custar menos que e-bike da Porsche
Vídeo: Baterias BYD Blade — a verdade definitiva
Leia a matéria no Canaltech.