Invocação do Mal 4: final explicado do último filme da franquia

Tecnologia

Invocação do Mal 4: O Último Ritual chegou oficialmente aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (4). Com o retorno de Patrick Wilson (Aquaman) e Vera Farmiga (Bates Motel) como o casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren, o filme encerra a amada saga de terror nas telonas com direito a sustos e momentos emocionantes.

Dirigido por Michael Chaves, que também volta ao universo da franquia depois de comandar Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021), Invocação do Mal 4 se passa no ano de 1986, quando o casal Warren acaba se envolvendo com um misterioso caso de assombração na Pensilvânia.

O caso em questão envolve a família Smurl, que alega estar sendo perturbada por espíritos malignos dentro de casa. Resistentes a princípio, os Warren logo partem para investigar o que está tirando o sono dos oito integrantes da família, descobrindo que o mistério é mais conhecido do que eles imaginavam.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Inspirado em relatos reais, Invocação do Mal 4: O Último Ritual conta com uma investigação sombria que resulta em vários desdobramentos traumáticos para os envolvidos. Pensando nisso, o Canaltech vai te ajudar a entender com maior precisão o que acontece no filme e, consequentemente, explicar a emocionante conclusão da história.

Atenção: esta matéria contém spoilers de Invocação do Mal 4: O Último Ritual.

Final explicado de Invocação do Mal 4: O Último Ritual

Trazendo os ares da década de 1980, Invocação do Mal 4: O Último Ritual nos apresenta aos Smurl, uma família de oito pessoas (um casal, quatro filhas e dois avós) que vivem em uma cidade tranquila da Pensilvânia. Típica família grande, os Smurl passam seus dias em meio à calmaria da rotina, até que coisas estranhas começam a acontecer na residência.

Tudo tem início quando os avós presenteiam uma das netas, que acabou de ser crismada na Igreja, com um espelho antigo. Esse espelho é justamente o artefato demoníaco que, conforme é apresentado nas primeiras cenas do quarto filme, Ed e Lorraine enfrentaram em seu primeiro caso como investigadores do sobrenatural. O embate quase resulta na morte da primogênita do casal, Judy (Mia Tomlinson), que foi um bebê natimorto e milagrosamente voltou à vida, passando sua juventude tendo pressentimentos ruins e vendo assombrações (literalmente).

Invocação do Mal 4 conta o caso da família Smurl, que está sendo assombrada por entidades malignas (Imagem: Divulgação/Warner Bros. Pictures).

Mas voltando para a família Smurl. O grupo começa a vivenciar ocorrências inexplicáveis dentro de casa depois da chegada do espelho, algo que só vai piorando enquanto eles tentam entender o que está acontecendo no local. Sem a ajuda da Igreja e com a mídia caindo em cima para cobrir o caso, os Smurl entram em um beco sem saída. Bom, até que os Warren batem na porta para fazer uma visita.

À medida que a trama de Invocação do Mal 4 vai se desenrolando, descobrimos que as “visões” de Judy foram aumentando com o passar dos anos. Já na vida adulta e prestes a se casar com o amor de sua vida, Tony (Ben Hardy), a jovem enfrenta dificuldade para bloquear essas assombrações que, mais tarde, descobrimos ter relação com o que os Smurl andam vivenciando.

Isso porque o demônio que se esconde dentro do espelho está usando três espíritos malignos (um homem que matou a esposa e a mãe dela em épocas passadas no terreno da casa) para tirar a paz dos Smurl como fachada para chamar a atenção dos Warren, atraindo o casal e, consequentemente, a filha para a casa na Pensilvânia. O objetivo do demônio é possuir Judy para matá-la, algo que a presença diabólica já queria ter feito durante o primeiro caso dos Warren.

Invocação do Mal 4 traz reviravolta envolvendo filha do casal Warren (Imagem: Divulgação/Warner Bros. Pictures).

Assim, o ato derradeiro de Invocação do Mal 4 acompanha os Warren e os Smurl em uma luta final contra o tal demônio, que, enfim, consegue entrar no corpo de Judy, enquanto o grupo tenta se livrar do espelho. No meio do caminho, a filha possuída ataca os pais, os Smurl tentam escapar e Tony faz o que pode para ajudar no caso.

Até que, com os Smurl fora da casa, Ed, Lorraine, Judy e Tony se veem sozinhos com o espelho macabro, que começa a mostrar sua verdadeira força para matar a família. Com Judy de volta ao seu corpo, os Warren começam a performar um exorcismo para vencer o demônio, mas a entidade revida usando o espelho para tentar acabar com a vida de Tony.

No final de tudo, os Warren, felizmente, conseguem exorcizar o demônio usando as “habilidades especiais” de Lorraine e Judy, sendo que esta última finalmente para de resistir à sua sensibilidade para as artes paranormais, salvando a vida de sua família, assim como a dos Smurl. 

Invocação do Mal 4: O Último RItual está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.