Google Fotos agora anima suas imagens com IA Veo 3

Tecnologia

O Google levou a IA Veo 3 para o Fotos: o modelo agora pode ser usado para animar imagens estáticas e transformá-las em vídeos curtos.

O recurso já existia no Fotos desde julho deste ano, mas ainda usava o Veo 2, versão anterior do gerador de vídeos. Com a mudança, é possível ter o mesmo nível de detalhes das criações feitas pela IA do Gemini, além de maior qualidade na resolução.

O modo de funcionamento continua o mesmo: ao escolher uma foto, é possível optar pelo comando “movimento sutil” ou “estou com sorte” para gerar um vídeo com movimento aleatório. Por enquanto, ainda não é possível criar um clipe a partir de um prompt personalizado de texto.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Confira um exemplo do próprio Google:

Quem pode usar?

Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas nos Estados Unidos a partir da aba “Create” (“Criar”, em tradução livre). A seção no app permite converter imagens em vídeos e usar o recurso Remix, que adapta uma foto original para outros estilos de desenho.

Contas gratuitas do Google têm um limite diário de animações disponíveis, enquanto o número aumenta para assinantes dos planos pagos Google AI Pro e Google AI Ultra.

“Nano Banana” em alta

Enquanto o recurso de vídeos não chega por aqui, uma alternativa para personalizar fotos com IA é usar o gerador de imagens Gemini 2.5 Flash, também conhecido pelo codinome “Nano Banana”.

O modelo permite edições rápidas e com resultado próximo da versão original com prompts simples. É possível trocar de roupa, mudar o cenário, remover objetos e até reimaginar uma selfie em outra época.

Em nota, o Google afirmou que os brasileiros já geraram mais de 10 milhões de imagens com o novo modelo desde seu lançamento, há pouco mais de uma semana.

Leia também:

VÍDEO: O iPhone vai subir de preço?

Leia a matéria no Canaltech.