Linux Mint 22.2 “Zara” é lançado; confira as novidades

Tecnologia
Resumo
  • Linux Mint 22.2 “Zara” oferece melhorias visuais no Cinnamon, suporte a autenticação por impressão digital e aprimoramentos no Hypnotix;

  • A distribuição é baseada no Ubuntu 24.04 LTS e promete atualizações de segurança até 2029;

  • A nova versão pode ser baixada no site oficial e oferece versões para Cinnamon, Xfce e Mate.

Quem quer experimentar uma distribuição Linux diferente ou deseja ingressar nesse universo já conta com uma nova opção para isso: o Linux Mint 22.2 “Zara” foi lançado oficialmente. Ajustes de visual, login via impressão digital e suporte de longo prazo fazem parte dos atributos da novidade.

O Linux Mint 22.2 é baseado no Ubuntu 24.04 LTS e conta com o kernel Linux 6.14, que melhora o suporte a chips AMD Ryzen AI, a determinados processadores Intel e ao Qualcomm Snapdragon 8 Elite, por exemplo.

Os desenvolvedores prometem oferecer atualizações de segurança ao Linux Mint 22.2 pelo menos até 2029. E, até 2026, as atualizações do sistema operacional usarão como base os mesmos pacotes da versão 22.2, o que tornará os updates mais fáceis.

Quais as novidades funcionais do Linux Mint 22.2?

A distribuição traz um conjunto de pequenas e médias novidades em aplicativos ou funcionalidades. As principais são abordadas a seguir.

Ajustes na interface

Começa pelos ajustes visuais, que melhoram não só a estética da distribuição, como também a sua legibilidade. Considerando o ambiente de desktop padrão, o Cinnamon 6.4, o Linux Mint 22.2 desfoca a imagem de fundo da tela de login para os campos de nome de usuário e senha ficarem mais visíveis, por exemplo.

Além disso, o Cinnamon agora conta com detalhes azulados que complementam as tonalidades acinzentadas que já existiam na interface. Até o tema escuro mudou, assumindo tons mais suaves em determinados elementos.

Suporte a impressões digitais

Voltando ao login, o Linux Mint 22.2 introduz o Fingwit, ferramenta que permite autenticação por impressão digital em computadores que contam com um leitor do tipo. A validação por impressão digital pode ser usada tanto para login no sistema quanto para autorizar determinadas tarefas.

Notas de “Post-it” melhoradas

O aplicativo de notas adesivas (“Post-it”) da distribuição, que permite que o usuário fixe lembretes ou anotações em qualquer ponto da área de trabalho, agora está com cantos superiores arredondados, tornou-se compatível com o Wayland (mecanismo gráfico) e permite sincronização com o Android por meio do app StyncyNotes.

Hypnotix para IPTV

Para quem gosta de assistir TV no computador, o aplicativo Hipnotix, próprio para IPTV, agora suporta um modo de visualização “teatro”, que oculta menus e controles enquanto a reprodução fica em tela cheia, bem como o “modo sem bordas”, que oculta até a moldura e a barra de título.

O desempenho do Hypnotix também foi melhorado para tornar a sua abertura e pesquisas em playlists grandes mais rápidas.

Como baixar o Linux Mint 22.2 “Zara”?

O Linux Mint 22.2 pode ser baixado a partir do site oficial. Além da versão com Cinnamon, o link permite baixar imagens da distribuição baseadas nos ambientes Xfce e Mate.

Os requisitos mínimos incluem:

  • 2 GB de RAM (mas o mínimo recomendado são 4 GB)
  • 20 GB de espaço livre de armazenamento (o mínimo recomendado são 100 GB)
  • Tela com resolução de pelo menos 1024×768 pixels (resoluções menores são suportadas, mas podem não funcionar adequadamente)

Quem já usa o Linux Mint 22.1 (versão anterior) pode atualizar para a nova versão a partir do gerenciador de updates da distribuição.

Linux Mint 22.2 “Zara” é lançado; confira as novidades