Quando se discute sobre o desenvolvimento de jogos, sempre se fala em grandes equipes e um alto investimento. No entanto, isso não impede que uma pessoa com uma boa ideia comece a projetar por conta própria uma experiência que mudará a indústria gaming.
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Mesmo que demore ou dê muito trabalho, algumas pessoas corajosas dão o primeiro passo sozinhas — seja por entretenimento, por apostarem tudo em seus conceitos ou por saberem que aquilo impactará de forma significativa milhões de jogadores ao redor do mundo.
E é o trabalho desses designers e programadores que vamos celebrar no Canaltech, com 10 jogos desenvolvidos por apenas uma pessoa. Às vezes o sucesso não vêm de uma equipe com centenas de membros e valores milionários, mas de um profissional só com o seu computador.
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10. Spelunky
Quem diria que a dificuldade e desafios de Spelunky (2008) vieram da mente de uma pessoa só? A versão original e gratuita do título surgiu pelas mãos do desenvolvedor Derek Yu, responsável por uma das maiores revoluções que trouxeram popularidade ao gênero roguelite.
A ideia é simples: você deve explorar diversas cavernas que são criadas de forma procedural e evitar feras e armadilhas pelo seu caminho. Claro, você está atrás de tesouros e donzelas, mas deve questionar se o objetivo vale a pena pelo risco e frustração que as centenas de mortes provocarão.

9. Axiom Verge
Produzido por 5 anos como uma carta de amor ao gênero metroidvania, Axiom Verge (2015) foi desenvolvido por Thomas Happ. Sua experiência é uma homenagem a Super Metroid, com a exploração de um ambiente inóspito com muita ação e mistérios.
Além de visitar diversos ambientes e desvendar seus quebra-cabeças, os jogadores contam com uma mecânica chamada “glitch”: que permite corromper os elementos ao seu redor para avançar. A presença de várias armas e chefes criativos também foram fatores que cativaram os fãs.

8. RollerCoaster Tycoon
RollerCoaster Tycoon (1999) não é apenas extremamente divertido, mas uma obra-prima técnica que surgiu pelas mãos de Chris Sawyer. O desenvolvedor trabalhou sozinho em 99% do projeto utilizando a linguagem Assembly — conhecida por sua grande complexidade.
O simulador de parque de diversões mais famoso de todos também contou com artes e efeitos sonoros produzidos pelo designer, o que é algo impressionante para a sua época.

7. Lost Soul Aside
O lançamento mais recente de nossa lista, Lost Soul Aside (2025) é um jogo desenvolvido pelo chinês Yang Bing. Sua produção começou em 2016 e o RPG de ação passou alguns anos em um “limbo” — já que o profissional não conseguia fazer tudo sozinho na Unreal Engine 4 em tempo hábil.
Após reconhecer os esforços do designer, a Sony Interactive Entertainment incluiu o título no China Hero Project, um fundo de apoio a estúdios do país. A partir deste ponto, o desenvolvimento passou a contar com uma equipe com mais de 40 pessoas após a pandemia e finalmente saiu do papel.
6. Papers, Please
Alguns dos títulos que são desenvolvidos por apenas uma pessoa precisam ter sua genialidade exposta, o que é o caso de Papers, Please (2013). O projeto de Lucas Pope é um “simulador de burocracia” que conta uma história extremamente profunda e cheia de camadas por trás.
No jogo você é um agente de imigração de um país totalitário, que verifica documentos e decide quem vai entrar ou não. O jogador é forçado a tomar decisões morais complexas para sustentar sua família, com arte pixelada e toda a narrativa construída pelo profissional — algo extremamente louvável. Vale notar que ele também criou Return of the Obra Dinn sozinho.

5. Prince of Persia
Em uma época que existiam muitos “desenvolvedores de garagem”, Jordan Mechner fez história com Prince of Persia (1989). Usando técnica de rotoscopia, ele filmou seu irmão correndo e saltando para criar a movimentação do personagem principal de sua experiência.
O resultado disso foi uma das maiores franquias já produzidas, com uma animação muito fluída e realista — algo que elevou ainda mais os padrões para o gênero no fim dos anos 1980. O jogo de plataforma 2D é tão aclamado que continua vivo até os dias atuais, por mais que tenha mudado de direção.

4. Undertale
Toby Fox não concebeu um jogo, mas sim uma obra-prima da indústria gaming. Em Undertale (2015) o desenvolvedor criou basicamente tudo do zero: trilha sonora, roteiro, design e toda a programação do RPG de turnos “diferenciado”.
O que ele fez virou uma lenda, principalmente quando se discute os conceitos de moralidade in-game: já que é possível encerrar a campanha sem matar inimigo algum. Assim, diálogos e finais podem mudar de forma drástica, o que abre as portas para múltiplos caminhos que poderá tomar.

3. Stardew Valley
Em Stardew Valley (2016), ConcernedApe criou o jogo de fazenda “perfeito”. Nele você cuida da sua plantação, animais, relações com os demais moradores da cidade, enfrenta criaturas e possui um longo caminho para ter paz. Pois é só isso que você busca, ter um dia tranquilo e calmo.
A simplicidade da proposta e a quantidade de eventos e minigames o tornou em um grande sucesso, que se mantém altamente aclamado até os dias atuais. Porém, como ele trabalha sozinho, atualizações e a produção de outros títulos — como Haunted Chocolatier — demoram bastante a vir.

2. Tetris
Quando se fala em jogos desenvolvidos por apenas uma pessoa, não seria nada justo deixar de fora um jogo que mudou a história: Tetris (1984). Criado por Alexey Pajitnov, a intenção era criar um quebra-cabeça eletrônico e, no fim, virou um grande ícone de toda a indústria gaming.
É importante lembrar que, apesar de Pajitnov ter uma equipe, o projeto original para os computadores foi obra sua. O time de desenvolvedores que trabalhou ao seu lado auxiliou no port para outras versões — inclusive a que se tornou emblemática para popularização do Game Boy.

1. Minecraft
Criado por Notch, Minecraft (2009) já estava vivo muito antes da Mojang e da Microsoft se envolverem no projeto. Ele foi desenvolvido com base na experiência do designer com Infiniminer e com elementos vistos em Dwarf Fortress — o que deu forma a um jogo que se tornou extremamente popular.
E quando falamos “extremamente”, não é apenas força de expressão. Não é à toa que este é o jogo mais vendido de todos os tempos, o que alavancou bastante a quantidade de seu público e criou uma verdadeira cultura ao seu redor. Não é à toa que Steve, Enderman, Creeper e outros se tornaram símbolos da cultura gamer na década de 2010.

Uma pessoa e muita diversão em jogos
É até injusto trazer uma lista de jogos desenvolvidos por uma pessoa sem mencionar sucessos como Turrican, Braid, Cave Story e Banished — porém, estes 10 listados fizeram história dentro de toda a indústria. Outro projeto que não é um game, mas também é muito importante se chama Unreal Engine, o clássico motor gráfico que foi produzido pelas mãos de Tim Sweeney.
Ou seja, se você tem uma ideia, tire ela do papel. Ela pode mudar os rumos do mercado e conquistar uma legião de fãs. Afinal de contas, foi exatamente o que os desenvolvedores viram com os seguintes títulos:
- Minecraft
- Tetris
- Stardew Valley
- Undertale
- Prince of Persia
- Papers, Please
- Lost Soul Aside
- RollerCoaster Tycoon
- Axiom Verge
- Spelunky
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