Fim de uma era: Nova Launcher vai acabar

Tecnologia
Resumo
  • Nova Launcher, um dos apps de personalização mais populares do Android, será descontinuado após a saída de seu criador e único desenvolvedor, Kevin Barry.
  • A empresa Branch adquiriu o app em 2022 e não cumprirá a promessa de liberar o código-fonte, decisão que segue cortes de pessoal feitos em 2024.
  • O app se destacou por oferecer ampla personalização da interface, tornando-se essencial para muitos usuários do Android.

O Nova Launcher, um dos aplicativos de personalização para Android mais populares, será descontinuado. O criador, Kevin Barry, fez o anúncio no último sábado (06/09) e comunicou também a própria saída da Branch, empresa de análise de dados que adquiriu o app em 2022.

Em sua carta de despedida, Barry revelou que trabalhava em um projeto de código aberto do Nova Launcher, algo que a Branch teria garantido na época da aquisição. No entanto, segundo ele, a empresa o instruiu a interromper esses esforços.

De acordo com o site Android Authority, sem um desenvolvedor ativo e com o futuro do código-fonte em suspenso, o aplicativo, que já foi considerado essencial por muitos entusiastas do Android, não deve ter mais atualizações.

O que é o Nova Launcher?

Lançado há mais de uma década, o aplicativo surgiu como uma tela inicial substituta, permitindo que os usuários alterassem praticamente todos os aspectos da interface principal do celular: ícones, grades de apps, animações, gestos, gaveta de apps e muito mais.

Ainda que muito populares hoje em dia, os launchers foram especialmente relevantes anos atrás, quando as interfaces originais de algumas marcas eram exageradamente pesadas — como a TouchWiz, da Samsung.

Eles ofereciam a possibilidade de transformar a usabilidade, com um nível de controle que as fabricantes não traziam por padrão. Hoje, várias delas já trazem temas diferentes em suas lojas de apps proprietárias e até customizações mais profundas, como o Good Lock, também da Samsung.

A capacidade de personalização transformou o Nova em um ícone da plataforma Android, oferecendo uma liberdade que diferenciava o sistema do iOS da Apple. Após o anúncio do fim, usuários do Reddit o descreveram como “lendário” e uma ferramenta que “contribuiu para o sucesso do Android como plataforma”.

Aquisição foi início do fim

A Branch comprou o aplicativo em 2022 e, para muitos, o futuro já parecia incerto ali. Com o negócio fechado, a comunidade já demonstrava desconfiança, temendo que a nova dona aproveitasse o app, focado em personalização, para coleta de dados em massa.

Na época, para acalmar os ânimos, a direção da Branch prometeu publicamente que, se o fundador Kevin Barry deixasse o projeto, o código-fonte se tornaria aberto, entregando-o nas mãos da comunidade para que o desenvolvimento pudesse continuar.

Essa promessa, no entanto, não será cumprida. A empresa realizou demissões em massa em 2024, o que acabou deixando o fundador como o único desenvolvedor trabalhando no Nova. Com isso, os desenvolvedores lançaram a última atualização estável do aplicativo em maio daquele ano.

Em sua carta de despedida, Barry confirmou que, apesar de seus esforços nos últimos meses para preparar a liberação do código, a empresa o mandou parar. “Fui finalmente solicitado a parar de trabalhar no Nova Launcher e no esforço de torná-lo código aberto”, escreveu.

Fim de uma era: Nova Launcher vai acabar