Gemini libera envio de áudios para transcrever reuniões e aulas gravadas

Tecnologia

O Google liberou o upload de áudios no Gemini nesta segunda-feira (8), anunciou o vice-presidente do Google, Josh Woodward, em seu perfil do X. A atualização garante opçõs para transcrever e resumir gravações de reuniões, aulas e afins, mas os planos gratuitos têm restrições.

“Agora é possível carregar qualquer ficheiro para o Gemini. Incluindo o pedido nº 1: agora são suportados ficheiros de áudio”, informou o executivo.

A atualização expande a capacidade de anexar arquivos no chatbot, antes restrito a documentos e imagens. Agora, os usuários conseguem enviar outros formatos, incluindo áudio, vídeos, arquivos compactados e até repositórios do GitHub para processar informações.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em testes realizados pelo Canaltech, ao enviar um áudio curto com o comando “transcreva”, o chatbot realizou a conversão corretamente. Contudo, o tempo de processamento varia de acordo com o tamanho do arquivo.

Segundo um documento da companhia, a novidade está disponível na versão web e nos apps para Android e iOS.

Limites no plano gratuito

A nova ferramenta já começou a ser liberada aos usuários – contudo, algumas pessoas ainda aguardar esperar até a função disponibilizada devido rollout gradual. Além disso, o Google especifica algumas restrições para o uso da opção de upload.

De acordo com um artigo na central de ajuda da empresa, o Gemini compatível com “a maioria dos tipos de ficheiros” e oferece suporte até dez envios no mesmo comando. Os documentos precisam ter até 100 MB, com exceção dos vídeos, cujo limite é até 2 GB.

As mídias têm limitação de tempo, também. No caso dos áudios, a duração total é de 10 minutos no plano gratuito e até três horas no Google AI Pro e AI Ultra.

Já em relação aos vídeos, o teto é de cinco minutos em contas gratuitas e até uma hora nos pacotes pagos.

Para o formato ZIP, o limite é de dez arquivos compactos. Pastas de código e repositórios do GitHub, por sua vez, devem ter até 5 mil arquivos e até 100 MB.

Leia mais:

VÍDEO: 10 COMANDOS LEGAIS PRA USAR NO GOOGLE GEMINI – PARTE 1 #Shorts

Leia a matéria no Canaltech.