O Modo IA do Google chegou ao Brasil nesta segunda-feira (8) e trouxe mais uma solução com inteligência artificial incorporada ao buscador. Isso não significa que as visões gerais de IA na pesquisa deixam de existir — ambos os recursos usam a mesma tecnologia, mas funcionam de jeitos diferentes.
- Google detalha as diferenças entre planos do Gemini; entenda os limites de uso
- Por que o Gemini tem vários modelos? Especialista em IA do Google explica
A seguir, o Canaltech ajuda a diferenciar cada opção:
- Modo IA
- Visão geral de IA
- Quando é melhor usar cada opção?
Modo IA
O Modo IA é uma opção que substitui a busca tradicional por uma interface de tela cheia para conversar com a inteligência artificial do Google. No lugar de mostrar a lista de links, a ferramenta traz um relatório feito pelo Gemini para responder ao tema principal e ainda mostrar assuntos relacionados.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Além de textos, o modo consegue criar tabelas e importar dados de sites. As fontes usadas ficam no canto lateral direito, caso a pessoa queira saber a página responsável pela informação.
Ao contrário dos resumos simples de IA, o modo traz abordagens mais completas e ainda inclui uma caixa de texto para continuar a conversa com o assistente, prolongando a pesquisa.

Visão geral de IA
A visão geral cria um breve resumo de texto feito com IA para responder à dúvida principal da busca. Nesse caso, o recurso é uma opção integrada à busca tradicional — ocupa o topo da tela, mas ainda é possível ver os links na sequência, enquanto o modo IA é uma experiência separada.
O Google referencia todos os sites usados para montar o resumo, mas também permite conferir os resultados “convencionais” ao descer a tela. Não é possível interagir com a IA para montar outras conversas.

Quando é melhor usar cada opção?
O Modo IA é indicado para pesquisas mais longas, como montar um roteiro de viagens ou saber mais sobre como cozinhar um prato específico. Além de criar respostas detalhadas para prompts específicos, ainda possui um espaço para continuar a conversa (como acontece no Gemini).
Os resumos são uma alternativa para tirar dúvidas em buscas mais simples, visto que oferece uma resposta rápida e que dispensa prompts mais complexos. O próprio Google enxerga o Modo IA como uma evolução das visões gerais na busca, mas um recurso não necessariamente substitui o outro.
Além disso, existe a opção de pesquisar pelo Gemini, mas nem sempre o assistente de IA poderá incorporar resultados mais recentes de páginas da web ou mostrá-los no mesmo formato do modo de IA. O chatbot é mais indicado para tarefas pessoais e criativas, por exemplo.
Leia também:
- O que muda entre o Gemini 2.5 Flash e 2.5 Pro? Conheça as IAs do Google
- Vale a pena assinar o Google AI Pro?
- Como usar o Veo 3? IA do Google cria vídeos realistas
VÍDEO: O “modo anônimo” NÃO te deixa anônimo
Leia a matéria no Canaltech.