Internet aberta em ‘declínio’? Pelo menos é o que o Google diz em processo

Tecnologia

Em um documento judicial apresentado pelo Google na sexta-feira (5), os advogados da empresa afirmaram que a internet aberta já está em “rápido declínio”. A declaração contrasta com falas recentes de líderes da big tech. 

O documento faz parte de outro processo sobre a acusação de monopólio do Google no mercado de tecnologia de publicidade. As informações foram divulgadas inicialmente por Jason Kint, CEO da CDN, e depois pelo site Search Engine Roundtable.

“O fato é que, hoje, a web aberta já está em rápido declínio, e a proposta de desinvestimento dos Autores apenas aceleraria esse declínio, prejudicando os editores que atualmente dependem da receita de publicidade exibida na web aberta”, aponta o documento.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Líderes do Google tinham opinião contrária

A posição difere do discurso público da companhia sobre o estado da web. Para o Google, o tráfego na internet segue em expansão, mesmo diante da ascensão das ferramentas de inteligência artificial.

Em junho, por exemplo, o vice-presidente de pesquisa da empresa, Nick Fox, afirmou em entrevista ao podcast AI Inside que a web estava prosperando.

Já em maio, o próprio CEO, Sundar Pichai, disse ao The Verge que a publicação online não está morta. Segundo ele, a companhia observou um crescimento de 45% no volume de conteúdo publicado na web em comparação com os últimos dois anos.

Leia mais:

VÍDEO: O algoritmo do seu YouTube, Instagram e Threads está ruim nas recomendações?

Leia a matéria no Canaltech.