A Academia Brasileira de Cinema revelou na segunda-feira (8) a lista dos finalistas da pré-seleção de filmes nacionais que podem disputar uma vaga no Oscar 2026 como representante do Brasil.
- O Agente Secreto: quando estreia e tudo sobre o filme com Wagner Moura
- Crítica: O Último Azul é viagem poética sobre propósito e autodescoberta
Como de costume, a Academia escolheu seis longas brasileiros para essa segunda fase da votação depois de uma seleção inicial de 16 filmes, divulgada há um mês.
O próximo e último passo do processo para escolher um filme brasileiro para disputar uma indicação à vaga na categoria de Melhor Filme Internacional está marcado para o dia 15 de setembro, data em que o comitê vai revelar a escolha final para tentar uma chance no Oscar 2026.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira quais são os seis finalistas cotados para disputar uma vaga como representante do Brasil no Oscar 2026:
- Baby, de Marcelo Caetano;
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal;
- Manas, de Marianna Brennand;
- O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho;
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro;
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.

Vale reforçar que o grande escolhido pela Academia Brasileira de Cinema na próxima segunda-feira (15) não está oficialmente dentro da disputa da categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026.
Isso porque a seleção feita pelo comitê significa apenas que o filme foi escolhido para representar o Brasil. Depois disso, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a organização por trás do Oscar, faz uma seleção oficial dos filmes que podem entrar na disputa, considerando as escolhas de cada país, antes de divulgar a lista oficial de indicados.
Assim, enquanto a seleção oficial não acontece, o Canaltech reuniu aqui tudo que você precisa saber sobre os seis filmes brasileiros que entraram na pré-seleção de finalistas para disputar uma vaga na premiação mais cobiçada do cinema.
Ver essa foto no Instagram
Filmes pré-selecionados para disputar vaga como representante do Brasil no Oscar 2026
Baby
Sob comando de Marcelo Caetano (Corpo Elétrico), Baby chegou aos cinemas brasileiros em 2024 para contar a história de Wellington (João Pedro Mariano), um jovem de 18 anos que, após ser liberado de um centro de detenção juvenil, se vê sozinho nas ruas de São Paulo.
Sem contato com os pais ou apoio financeiro para tentar um recomeço, o jovem conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um homem mais velho com quem ele acaba se envolvendo, caindo em uma relação complexa e cheia de conflitos.
Baby está disponível para streaming no Telecine e Prime Video.
Kasa Branca
Kasa Branca, dirigido por Luciano Vidigal (Cidade de Deus: 10 Anos Depois), acompanha a jornada de Dé (Big Jaum), um adolescente negro que vive na periferia da Chatuba, no Rio de Janeiro.
Quando recebe a notícia de que sua avó está em uma fase terminal da doença de Alzheimer, Dé se une aos dois melhores amigos para aproveitar os últimos dias de vida com ela.
Kasa Branca está disponível para streaming no Telecine e Prime Video.
Manas
Dirigido por Marianna Brennand, Manas é aquele tipo de filme que parece um soco no estômago. Na trama, acompanhamos a jornada de Marcielle/Tielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó, no Pará, juntamente com os pais e seus três irmãos.
À medida que vai amadurecendo, a garota vai percebendo que as idealizações que tinha em relação à irmã mais velha são bem diferentes da realidade, encontrando-se no meio de dois ambientes abusivos que a fazem confrontar a violência que rege as mulheres ao seu redor.
Manas está disponível no Prime Video.
O Agente Secreto
Grande favorito na disputa, O Agente Secreto é o novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho (Bacurau). Estrelado por Wagner Moura (Tropa de Elite), o longa venceu duas categorias no prestigiado Festival de Cannes (Melhor Ator e Melhor Diretor) e já é um queridinho do público que quer ver o sucesso de Ainda Estou Aqui se repetir novamente no exterior.
Situado no Brasil de 1977, período da ditadura militar, O Agente Secreto é um thriller que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que se muda para Recife com a intenção de fugir de um passado misterioso. Mas ele logo percebe que a cidade não é o refúgio que ele tanto busca.
O Agente Secreto estreia no dia 6 de novembro nos cinemas brasileiros.
O Último Azul
Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, O Último Azul é um filme do diretor Gabriel Mascaro (Divino Amor). Estrelado por Denise Weinberg (Salve Geral) e com Rodrigo Santoro (300) no elenco, o filme se passa em um Brasil distópico onde os idosos são forçados a se mudar para uma colônia habitacional quando atingem uma certa idade.
Na trama, acompanhamos Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos que mora em uma cidade pequena na Amazônia e é convocada ao exílio compulsório. Determinada a não se deixar vencer pela imposição, ela embarca em uma jornada pelos rios da região para realizar um último desejo.
O Último Azul está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Oeste Outra Vez
Estrelado por Babu Santana (Tim Maia), Oeste Outra Vez é um neo-western dirigido por Erico Rassi (Comeback). Ambientado no sertão de Goiás, o filme acompanha a trajetória de dois homens que, abandonados pela mesma mulher, vivem uma rivalidade destrutiva.
Confrontados pela própria vulnerabilidade, os dois entram em um conflito brutal motivados pela forte amargura que sentem, com seus traumas do passado logo vindo à tona para mostrar a fragilidade de ambos.
Oeste Outra Vez está disponível no Globoplay e Prime Video.
Leia também:
- Rodrigo Santoro e equipe falam sobre “redescobrir a vida” em O Último Azul
- Cannes 2025: veja vencedores, incluindo filme brasileiro O Agente Secreto
- 10 filmes brasileiros mais premiados da história
Leia a matéria no Canaltech.