O aplicativo Siga Cidades tem um catálogo de audiodescrição de espaços públicos, comércios e outros locais importantes de cidades no interior do estado de São Paulo. O objetivo é aumentar a autonomia de pessoas cegas e com baixa visão nesses municípios com uma base de dados maior de guias em áudio.
O software faz parte do projeto de extensão Biblioteca Falada, vinculado à Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp em Bauru (SP), coordenado pela professora Suely Maciel.
O projeto já trabalhava com a criação de mídias sonoras acessíveis, mas desde 2019 passou a planejar uma iniciativa para aumentar a orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual no interior paulista. Normalmente, as audiodescrições fazem parte de atrações turísticas, mas nem sempre estão disponíveis para outras áreas da cidade — o app, portanto, surge para cobrir a lacuna.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como o app funciona
Disponível via página na web, o Siga Cidades traz um diretório de locais considerados importantes em municípios do interior de São Paulo. O app tem cobertura em Bauru, Botucatu e Marília até o momento.
Após escolher uma cidade, é possível ver uma lista de localizações separada entre categorias. Basta escolher uma delas para conferir um guia de informações básicas em áudio e uma audiodescrição dos aspectos físicos e estéticos daquele local.

O site permite controlar a reprodução e até baixar os arquivos para ouvi-los sem conexão com a internet.
Os seguintes locais estão disponíveis:
- Atrações turísticas;
- Espaços de cultura, lazer e esporte;
- Repartições públicas;
- Espaços religiosos;
- Supermercados e outros estabelecimentos comerciais;
- Bosques e parques;
- Uniddes de educação e do terceiro setor;
- Hospitais e postos de saúde;
- Praças e outros logradouros públicos.
Como acessar o Siga Cidades
A plataforma pode ser acessada no computador e no celular a partir do site oficial (https://siga-web.unesp.br/#/main).
Leia também:
- Os 5 melhores aplicativos de acessibilidade
- Menos de 3% dos sites brasileiros são acessíveis para pessoas com deficiência
- Controle por voz e mais: 9 recursos de acessibilidade do iPhone
VÍDEO: Cansado do seu celular não te reconhecer? Conheça o truque da digital!
Leia a matéria no Canaltech.