Desenvolvedor revela como Nintendo cria franquias

Tecnologia

Em entrevista divulgada recentemente, um desenvolvedor que trabalhou na Nintendo em títulos como Pikmin 3 e Splatoon revelou como a companhia cria novas franquias.

À Bloomberg, o dev Ken Watanabe afirma que primeiro a Big N cria as mecânicas e tenta encaixá-las nos seus personagens icônicos. Aquele que mais combina com a proposta seguirá dentro do projeto.

Porém, se o gameplay não se encaixa em nenhum personagem já estabelecido, eles passam a avaliar a criação de uma nova propriedade intelectual para explorar o conceito.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

De acordo com Watanabe, o processo é simples e bem definido dentro dos estúdios.

“A Nintendo acha a franquia certa que se encaixa naquelas mecânicas de gameplay inéditas que foram desenvolvidas, mas em raros casos isso não é possível, então a companhia considera a criação de uma nova franquia”, revela o desenvolvedor.

Ele revela que foi desta forma que nasceu Splatoon. O título foi um sucesso tão grande que em 10 anos ganhou 3 capítulos e receberá uma nova experiência em breve.

“Uma das novas propriedades, falando tecnicamente, é Splatoon, lançada inicialmente em 2015 para o Wii U. Enquanto a Nintendo tentou usar rostos familiares no shooter em terceira pessoa, simplesmente não funcionou e a companhia decidiu criar um elenco de Inklings para levar a série adiante e comunicar melhor as ideias do jogo ao público”, revela Ken Watanabe.

A fórmula Nintendo

Segundo o desenvolvedor, que também trabalhou em New Super Mario Bros. Wii, isso que determina os títulos que vemos em seus consoles — inclusive em tempos atuais, com o Nintendo Switch 2.

Imagem de Drag x Drive
É importante notar que nem toda franquia nova rende um sucesso (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Para Watanabe, a criação de novas franquias não costuma ser necessária com muita frequência nos estúdios da Big N.

“Novas franquias não aparecem simplesmente porque não há uma real necessidade de produzi-las”, afirma o ex-funcionário.

Vale notar que criar novas franquias tambem pode gerar problemas, vide a recepção baixa de Drag x Drive no Switch 2. Porém, a companhia aposta em Metroid Prime 4: Beyond e Pokémon Legends Z-A em 2025, duas séries já muito bem-estabelecidas.

Além dos dois, o público também verá Hyrule Warriors: Age of Imprisonment, Kirby Air Riders e Splatoon Raiders — que darão sequência à experiência já vista dentro dos padrões conhecidos. 

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.

Leia a matéria no Canaltech.