A Strikerz, estúdio do jogo gratuito de futebol UFL, afirma que a Nintendo não está entregando kits de desenvolvimento do Switch 2 para títulos free-to-play. De acordo com o CEO da companhia, Eugene Nashilov, esta não é a prioridade deles.
- 6 decisões mais polêmicas da história da Nintendo
- 10 características que poderiam ser melhores no Nintendo Switch 2
O executivo afirma que eles querem levar o game, que já está disponível no PS5 e Xbox Series, para a plataforma da Big N. Porém, como não receberam o equipamento, não é possível desenvolver uma versão própria.
“A Nintendo não está ativamente fornecendo kits de desenvolvimento para a produção de jogos grátis. Esta é uma tendência global e nós fazemos parte disso”, afirma Eugene Nashilov.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo o CEO da Strikerz, o pedido pelo kit do Switch 2 foi realizado há algum tempo, mas eles continuam aguardando pelas unidades. É importante notar que a experiência também não está disponível no console anterior, então o público não consegue jogá-lo nem de forma retrocompatível.

Nintendo contra jogos free-to-play?
É notável que tanto o primeiro videogame híbrido quanto o novo carecem de jogos grátis. Apesar de ambos contarem com Fortnite, Apex Legends, Rocket League e outros de maior renome, ainda estão ausentes títulos como Genshin Impact, Call of Duty Warzone, Marvel Rivals e o próprio UFL.
Ou seja, a Nintendo não é “contra” a presença destes títulos na plataforma, porém é perceptível que o apoio oferecido aos estúdios que os produzem é menor do que os demais.
Isso significa que vai demorar mais do que o esperado para ver uma forte presença de jogos grátis no Switch 2. Ao menos não haverá muitas novidades neste aspecto em 2025.
A expansão de UFL
Lançado inicialmente no PlayStation 5 e no Xbox Series, UFL está de malas prontas para também chegar aos PCs. Ele está previsto para novembro, mas segue sem uma data definida.
De acordo com o CEO da Strikerz, esta meta está sujeita a mudanças. Ele afirma que ainda faltam alguns elementos para finalizar a versão e imprevistos podem alterar o calendário.
“Muito provavelmente será lançado em novembro, mas eu não estou sendo muito específico agora porque não está pronto. Estamos trabalhando nisso e finalizando o projeto”, afirma Eugene Nashilov
Leia também no Canaltech:
- Por que Mario Kart 8 está vendendo mais que Mario Kart World?
- Pré-venda de jogos nacionais na Shopee e Mercado Livre é bloqueada
- Mão de ferro: Nintendo impõe multa de US$ 2 mi e bane modder para sempre
Vídeo: vale a pena fazer o upgrade do Nintendo Switch para o Switch 2? No YouTube discutimos o que o novo console híbrido traz de bom e se compensa mudar a geração nestes primeiros meses.
Leia a matéria no Canaltech.