
Resumo
- O Spotify lançou áudio lossless no plano Premium, disponível para download ou streaming em celulares, tablets e computadores.
- O áudio lossless será liberado gradualmente em mais de 50 mercados a partir de outubro, mas a lista completa de países não foi divulgada.
- O formato lossless utiliza FLAC 24-bit/44.1 kHz e requer ativação individual em cada dispositivo; arquivos são maiores e podem consumir mais dados e espaço.
Após anos de promessas, o Spotify oferecerá áudio lossless, sem perda de qualidade por compressão. O formato estará disponível para assinantes Premium, sem a necessidade de mudar de plano, e chegará primeiro a países selecionados.
Quando o áudio lossless chega?
Segundo o Spotify, o formato de som sem perda de qualidade será liberado gradualmente em mais de 50 mercados a partir de outubro. A lista completa não foi divulgada, então não sabemos se o Brasil está incluído nesse grupo.
Como ativar o áudio lossless no Spotify?
O áudio lossless estará disponível em conexões Wi-Fi e de dados móveis (4G/5G), bem como nos downloads. Para alterar, siga estes passos:
- Toque na sua foto de perfil, no canto superior esquerdo da tela inicial.
- Vá até “Configurações e privacidade” e, depois, “Qualidade de mídia”.
- Entre em Wi-Fi, dados móveis ou downloads para ativar o áudio lossless como preferir.

O Spotify nota que, para quem usa mais de um aparelho, é necessário ativar o som sem perdas de qualidade em cada dispositivo, individualmente.
O formato estará disponível para celulares, tablets e computadores, além de alguns equipamentos com suporte ao Spotify Connect, de marcas como Sony, Bose e Samsung. Amazon e Sonos terão compatibilidade em breve.
Para saber se o áudio lossless está ativado, haverá um indicador no player e na barra que mostra a música que está tocando.
O que é áudio lossless?
Lossless é o nome dado ao som sem perda de qualidade. Para entender por que ele é diferente, vamos falar um pouco sobre áudio digital.
Formatos de arquivo populares, como MP3 e AAC, passam geralmente por um processo de compressão. É como se alguns dados fossem “descartados” para reduzir o tamanho.
Isso permite que eles fiquem menores, gastando menos internet e ocupando menos espaço. Por outro lado, pode haver perdas de qualidade, que podem ser mais discretas ou mais perceptíveis, dependendo do quanto os arquivos foram reduzidos.
No áudio lossless, isso não ocorre: a compactação é mais suave e permite reconstituir 100% do som gravado.
Entrando na parte técnica, o Spotify diz que o áudio lossless terá formato FLAC 24-bit/44.1 kHz. Para aproveitar ao máximo, a empresa recomenda usar fones ou alto-falantes com fio, ou ainda aparelhos que usam o protocolo Spotify Connect. A conexão Bluetooth não tem suporte total ao áudio lossless, o que significa que ela aplica compressão para transmitir o som aos fones, acabando com a vantagem do formato.
Vale notar que os arquivos são cerca de sete vezes maiores que a atual configuração “Muito Alta” do aplicativo: cerca de 1 GB por hora de áudio no FLAC contra 0,14 GB por hora de áudio no MP3 320 kb/s. Isso significa que o som sem compressão pode gastar sua internet móvel em menos tempo, ou ocupar muito mais espaço no seu celular, por exemplo.
Som sem perdas de qualidade era aguardado há anos
O Spotify prometeu qualidade de som de CD pela primeira vez em 2021, mas desde então, quase não tocou no assunto. A expectativa era que o recurso fosse restrito a um plano mais caro, mas isso não aconteceu. Faz sentido, já que nos últimos anos, Apple Music, Tidal, Deezer e outros serviços de streaming musical passaram a incluir o áudio lossless em seus planos padrão.
“Dedicamos tempo para desenvolver esse recurso para priorizar a qualidade, a facilidade de uso e a clareza a cada etapa, para que você sempre saiba o que está acontecendo nos bastidores [do aplicativo]”, explica Gustav Gyllenhammar, vice-presidente de assinaturas do Spotify.
Com informações do Spotify
Spotify finalmente começa a liberar áudio lossless no plano Premium