Porsche anuncia R$ 70 mi para instalar carregadores rápidos do Sul ao Nordeste

Tecnologia

A Porsche foi uma das marcas pioneiras na instalação de carregadores para carros elétricos no Brasil. Agora, em sua terceira onda de investimentos, a fabricante anuncia que instalará mais 66 novos eletropostos em território nacional.

Com um aporte de R$ 70 milhões, a expansão tem como objetivo fortalecer a eletromobilidade no país, com estações de recarga em pontos estratégicos das principais rodovias. Somando este novo projeto aos anteriores, a Porsche chegará a um investimento total de R$ 167 milhões destinados à infraestrutura de carregamento.

Batizado de Highway Charging 3.0, o plano da marca foca na instalação de carregadores ultrarrápidos de 150 kW. O primeiro já está ativo no restaurante A Quinta do Marquês, no km 57 da rodovia Castelo Branco, em São Paulo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Cronograma de instalação dos 66 eletropostos

  • 2026: 25 carregadores
  • 2027: 25 carregadores
  • 2028: 16 carregadores

No fim desse ciclo, a Porsche alcançará a marca de 104 carregadores no Brasil, tornando-se a fabricante com o maior número de unidades no país.

carregador Porsche
Primeiro eletroposto instalado na rodovia Castelo Branco, em São Paulo (Porsche/Divulgação)

Detalhes dos carregadores da Porsche 

Com potência de até 150 kW, os carregadores da Porsche contam com dois plugs: um exclusivo para clientes da marca e outro disponível para o público geral. Essa divisão é visível na estrutura do eletroposto, que diferencia os pontos pela cor: preto (Porsche) e verde (geral).

O lado exclusivo da Porsche, mesmo quando livre, não pode ser usado por veículos de outras marcas. O carregamento é iniciado pelo aplicativo Porsche Recharge, com desbloqueio vinculado ao número do chassi do carro. Além disso, clientes da marca contam com benefícios extras, como um sistema de gerenciamento de fila virtual.

Segundo a Porsche, a oferta de um segundo plug aberto a outras marcas reforça o compromisso da empresa com a eletromobilidade no Brasil, em um cenário no qual a infraestrutura pública de carregamento ainda cresce de forma lenta.

Carregador Porsche
Estações terão dois plugs para carregamento (Porsche/Divulgação)

Localização estratégica dos eletropostos Porsche no Brasil

De acordo com a fabricante, os locais para instalação foram escolhidos de forma criteriosa, em parceria com a Green V e os concessionários da marca.

As rodovias contempladas são algumas das mais importantes e utilizadas no país, especialmente por clientes da Porsche. Os 66 novos eletropostos estarão distribuídos pelas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Apenas o Norte não receberá nenhuma unidade nesta fase.

Mapa carregadores Porsche
Esse é o mapa dos carregadores da Porsche no Brasil (Porsche/Divulgação)

Outro ponto de destaque é a distância planejada entre os postos: a meta é manter cerca de 100 km entre cada eletroposto, podendo chegar a no máximo 200 km em locais onde não houver infraestrutura disponível para instalação.

“Mais de 85% da eletricidade gerada no país vem de fontes limpas e renováveis, muito acima da média global. Nós acreditamos na eletrificação, e a combinação destas características com a evolução constante da tecnologia impulsionará a adoção de veículos eletrificados no Brasil”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?

Leia a matéria no Canaltech.