Windows vai editar imagens com IA sem precisar instalar nenhum app novo

Tecnologia

A Microsoft iniciou os testes de uma ferramenta de IA para editar imagens sem precisar instalar nenhum app extra. A novidade deu as caras em uma versão experimental do Windows 11, liberada nesta semana no programa Insider.

A ferramenta é acionada através do Explorador de Arquivos e utiliza recursos do Copilot, ecossistema de inteligência artificial da companhia. Neste caso, ao clicar com o botão direito sobre um arquivo de imagem, o sistema vai oferecer alguns ajustes dentro do menu “Ações de IA” (em tradução livre).

Além da busca visual com o Bing, o usuário pode optar por remover objetos e borrar o plano de fundo pelo app Fotos. Também é possível apagar o segundo plano das imagens com o Paint.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo a Microsoft, as ações funcionam com arquivos nos formatos JPG, JPEG e PNG.

Outras novidades foram liberadas na versão 27938, incluindo a opção para ver o horário com os segundos ao abrir o widget de calendário na barra de tarefas. Nas configurações, por sua vez, o Windows ganhou uma página para visualizar quais apps usaram os recursos do PC para gerar imagens e texto com IA.

Windows 11 ganha menu de ações com IA para editar fotos (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Windows 11 ganha menu de ações com IA para editar fotos (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Ainda em fase de testes

As novidades foram liberadas somente na versão de testes do Windows 11, no canal Canary. Isto significa que somente usuários inscritos no programa experimental da Microsoft conseguem instalar a nova versão.

Além disso, é necessário participar do ciclo Canary que, no geral, traz recursos ainda nos primeiros estágios de desenvolvimento – e, portanto, mais suscetíveis a bugs e outros problemas.

A Microsoft, por outro lado, não informou quando a atualização será liberada a todos.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: É o fim do Windows 10! | Curiosidades | #shorts

Leia a matéria no Canaltech.