Já faz um tempo que rumores indicam que a Intel não deve ter novidades em processadores para PCs de mesa em 2025. Em um evento nesta semana, o Time Azul confirmou que a geração Arrow Lake Refresh, que usa a mesma estrutura das CPUs Core Ultra 200, chega no próximo ano. A maior novidade, Nova Lake, está planejada para o final de 2026.
- Core i3, i5, i7 ou i9: qual é a diferença entre eles?
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
A confirmação veio de John Pitzer, vice-presidente corporativo da Intel, que em uma conferência admitiu abertamente que a empresa tem “algumas lacunas para preencher no segmento de desktops”.
Pitzer também reconheceu que a linha Arrow Lake (Core Ultra 200) não saiu como a Intel queria e que o refresh servirá para iniciar o processo de recuperação da marca neste setor. A nova linha é esperada para o primeiro semestre de 2026 e será compatível com as placas-mãe de soquete LGA 1851 já existentes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Duas gerações de CPUS Intel Core no mesmo ano?
As melhorias dos Arrow Lake Refresh devem ser modestas, focadas em otimizações de clock através da seleção dos melhores chips (processo de binning), mas mantendo a mesma contagem de núcleos. Rumores sobre uma nova NPU para IA foram descartados.
A aposta principal da Intel para retomar a liderança de performance é a arquitetura Nova Lake, que chegará entre o final de 2026 e o início de 2027 para competir diretamente com a futura geração Zen 6 da AMD.

A chegada tardia dos Arrow Lake Refresh, tão próxima do lançamento da Nova Lake e da Zen 6, pode limitar sua relevância no mercado. Não é nada comum o lançamento de duas gerações diferentes em um período menor que 12 meses. Quem aguarda a chegada de novas tecnologias, vai preferir o que existe de mais novo no mercado. Além disso, quem já está usando um Core Ultra 200 provavelmente pulará o Refresh, já que a diferença entre as duas gerações é mínima.
Enquanto o roadmap de desktops passa por ajustes, o segmento de notebooks avança com a chegada da Panther Lake. A Intel reforçou que esta será a primeira linha de produtos a usar o novo processo de fabricação 18A. Focada exclusivamente em notebooks, a nova série terá seus primeiros modelos lançados no final de 2025, confirmando rumores, com uma produção em maior escala e mais variantes de CPUs chegando no primeiro semestre de 2026.
Veja mais do CTUP:
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i5?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i7?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?
Leia a matéria no Canaltech.