Agenda tem o objetivo de fortalecer a diversificação de mercados e ajudar empresas brasileiras a conquistar novas oportunidades no cenário internacional
Da Redação (*)
Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) anunciam o novo calendário de ações do convênio entre as instituições para o segundo semestre de 2025. A programação tem como foco a diversificação de mercados e o apoio a empresas brasileiras na conquista de novas oportunidades no cenário internacional.
Esse tipo de estratégia ganha ainda mais importância diante das recentes mudanças no cenário global de comércio, que reforçam a necessidade de as empresas brasileiras ampliarem destinos e reduzirem a dependência de mercados tradicionais.
Entre rodadas de negócios e missões internacionais, o calendário contempla diferentes setores e perfis de empresas para diferentes países:
Diversificação como prioridade
As iniciativas têm como objetivo conectar empresários brasileiros a compradores internacionais, fortalecer a presença do Brasil em feiras estratégicas e abrir portas para setores inovadores e de alto valor agregado.
“Esse calendário mostra o compromisso do Brasil em expandir sua presença global e em apoiar empresas de todos os portes na busca por novos mercados”, destaca o presidente da CNI, Ricardo Alban.
´Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o fortalecimento da presença internacional da indústria brasileira é estratégico. “No sentido de enfrentar os novos desafios do comércio global e ampliar as oportunidades de crescimento sustentável”, explica.
Veja todas as agendas
Rodada de Negócios Virtual – Metalmecânico 2025
Voltado para a indústria de máquinas e equipamentos, este encontro digital conectará empresas brasileiras a compradores internacionais da América Latina, destacando a capacidade tecnológica e a competitividade do setor metalmecânico.
Data do evento: 24 e 25 de setembro de 2025 — formato 100% virtual
Inscrições encerradas.
Rodada de Negócios Virtual – Mulheres na Exportação 2025
A ação tem como objetivo incentivar e apoiar a internacionalização de negócios liderados por mulheres, dos setores de alimentos e bebidas, moda e cosméticos, criando redes de relacionamento. A ação conta com capacitações individuais com o objetivo de preparar as empresas para as agendas de negócios. O foco desta ação será em mercados da América Latina e na busca de ampliação da representatividade feminina no comércio exterior.
Data do evento: 23 e 24 de setembro de 2025 — formato 100% virtual
Inscrições encerradas
Missão Empresarial à Feira Anuga 2025
Considerada a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, a Anuga será palco para empresas brasileiras apresentarem a diversidade e qualidade dos produtos nacionais, reforçando a imagem do Brasil como fornecedor global.
Data da missão: 4 a 8 de outubro de 2025 – Colônia, Alemanha
Inscrições encerradas
Missão Empresarial à Feira CIIE – China International Import Expo
A CIIE é uma das maiores vitrines para importadores da China, e a presença brasileira busca consolidar o país como parceiro confiável em setores estratégicos, especialmente alimentos, bebidas e agronegócio.
Data da missão: 3 a 7 de novembro de 2025 – Xangai, China
Inscrições até: 30 de setembro de 2025
Missão Comercial à Expo Agroalimentária 2025
Com foco na América Latina, a participação brasileira na Expo Agroalimentária abre portas para novos mercados regionais, favorecendo a inserção de pequenos e médios produtores no comércio internacional.
Data da missão: 10 a 14 de novembro de 2025 — Irapuato, México
Inscrições até: 19 de setembro de 2025
Missão Empresarial Feira K 2025
Reconhecida como a principal feira mundial de plásticos e borracha, a Feira K é uma oportunidade para o Brasil mostrar inovação e sustentabilidade em um setor altamente tecnológico e competitivo.
Data da missão: 8 a 12 de outubro de 2025 — Düsseldorf, Alemanha
Inscrições encerradas.
Missão Empresarial à Feira Smart City Expo – Barcelona 2025
O evento conecta soluções brasileiras de mobilidade, energia e tecnologia urbana a investidores e governos estrangeiros, promovendo a imagem do país como um hub de inovação em cidades inteligentes.
Data da missão: 3 a 7 de novembro de 2025 — Barcelona, Espanha
Inscrições até: 30 de setembro de 2025
Mulheres Globais 2025 – 2ª Edição
O programa Mulheres Globais fortalece o papel das líderes empresariais brasileiras no cenário internacional do e-commerce, incentivando o planejamento e a criação de novos negócios com foco na diversidade e na inclusão. O projeto integra o Programa Mulheres e Negócios Internacionais – MNI.
Inscrições encerradas.
(*) Com informações da CNI
O post CNI e ApexBrasil divulgam calendário de ações com eventos de ponta para o último quadrimestre do ano apareceu primeiro em Comex do Brasil.