
Resumo
-
Quick Charge 5+ mantém recarga de 0 a 50% em 5 minutos, mas com menos aquecimento;
-
Tecnologia adapta tensão e corrente para maior consistência e segurança;
-
Primeiros dispositivos compatíveis chegam ao mercado até o fim de 2025.
Vez ou outra convém relembrar que a Qualcomm vai além do papel de desenvolvedora dos chips Snapdragon. Eis uma prova recente disso: a companhia acaba de anunciar o Quick Charge 5+, tecnologia de recarga rápida por fio que promete fazer o nível da bateria ir de 0 a 50% em 5 minutos de tomada.
Esse é o mesmo patamar de desempenho oferecido pelo Quick Charge 5, versão anterior da tecnologia anunciada em 2020. Então, o que muda no Quick Charge 5+? Basicamente, a novidade promete manter essa taxa de recarga, mas realizando o procedimento de modo mais consistente e “frio”, ou seja, gerando menos calor.
A Qualcomm explica que, para isso, “a tecnologia adapta de forma inteligente a tensão e a corrente às necessidades de seu dispositivo, usando uma tensão mais baixa em correntes mais altas, até 20 V a 7 A, para minimizar a geração de calor”.
Em linhas gerais, a proposta do Quick Charge 5+ é oferecer recarga rápida, mas de modo que o usuário não precise se preocupar com o risco de superaquecimento do carregador ou da bateria durante o procedimento.

Quando o Quick Charge 5+ chega ao mercado?
A expectativa da Qualcomm é a de que os primeiros dispositivos compatíveis com a tecnologia Quick Charge 5+ cheguem ao mercado até o fim de 2025. Haverá retrocompatibilidade com equipamentos que funcionam com versões anteriores do padrão.
É claro que não dá para garantir que baterias recarregadas via Quick Charge 5+ terão carga de 0 a 50% em apenas 5 minutos. Esse é o nível máximo, constatado em testes laboratoriais. O desempenho pode ser influenciado por fatores como capacidade da bateria e qualidade da rede elétrica.
O que o usuário pode esperar é que a recarga ocorra de modo bastante rápido e, desta vez, com menor risco de aquecimento excessivo.
Quick Charge 5+ recarrega 50% da bateria em 5 minutos com menos calor