Downton Abbey: O Grande Final chega aos cinemas nesta quinta-feira (11) para dar adeus à franquia britânica que conquistou uma legião de fãs ao longo das últimas décadas.
- Downton Abbey: onde assistir e qual é a ordem correta da franquia britânica?
- As 10 melhores séries britânicas para assistir no streaming
Dirigido por Simon Curtis (Meu Amigo Enzo), Downton Abbey: O Grande Final tem roteiro de Julian Fellowes (A Idade Dourada), criador da série original. O novo filme é a terceira produção derivada lançada após o fim de Downton Abbey, que encerrou sua jornada na TV em 2015 com seis temporadas.
Agora, Downton Abbey: O Grande Final estreia nas telonas para concluir de vez a aclamada franquia britânica. Na trama, Mary (Michelle Dockery) acaba caindo no olho do furacão depois que um escândalo acontece no condado, enquanto os problemas financeiros da família Crawley vão aumentando.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Diante de tantas incertezas, a família se une aos funcionários de Downton para enfrentar as mudanças que afetam a rotina de todos, preparando-se para um novo capítulo de suas vidas.
O que os críticos estão falando sobre Downton Abbey: O Grande Final?
Para quem estava preocupado com a possibilidade de Downton Abbey: O Grande Final não apresentar uma conclusão digna da franquia, o consenso dos críticos pode oferecer um suspiro de alívio. Isso porque os profissionais da área andam elogiando, apesar de algumas ressalvas, o terceiro filme da saga britânica, afirmando que o longa é uma despedida emocionante.
Philip De Semlyen, do Time Out, explica em sua crítica que, mesmo achando tudo um tanto quanto “cafona”, o filme “encerra a franquia com um final aconchegante e adorável que vai deixar poucos olhos secos entre os fãs de longa data da série”. Ele ainda diz que “cada personagem tem seu momento, com um final tocante e discreto”.
James Dyer, da revista Empire, afirma que Downton Abbey: O Grande Final “provavelmente não estará nas listas de melhores filmes do ano, mas ainda deixa Downton orgulhosa, encerrando o livro da franquia britânica de uma maneira que deixaria a prima Violet orgulhosa”.

G. Allen Johnson, do San Francisco Chronicle, conta que o último filme de Downton Abbey é “um escapismo delicioso para os fãs”. O crítico ainda ressalta que, “mesmo com uma enorme montanha de personagens” no meio, o longa “é leve e visualmente agradável”, mantendo uma energia divertida no melhor “estilo seco de Downton Abbey”.
Tim Robey, do The Telegraph, diz que Downton Abbey: O Grande Final faz uma “despedida respeitosa” para a franquia, embora não seja o auge da querida saga britânica. O jornalista ressalta que a ausência de Maggie Smith (Harry Potter), falecida em 2024, é sentida no longa, mas a trama consegue “oferecer alegria, novos escândalos e uma viagem pela memória”.
Clarisse Loughrey, do Independent UK, aponta que Downton Abbey: O Grande Final “é uma nota final tão elegante e adequada quanto você poderia esperar”, mas também é “prova de que a franquia simplesmente precisa acabar”.
Para ter um panorama geral, no Rotten Tomatoes, Downton Abbey: O Grande Final tem uma média de aprovação de 91% dos críticos, com 98% para a audiência. Já no Metacritic, o filme tem uma nota geral favorável de 63.

Downton Abbey: O Grande Final está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Leia também:
- As 6 melhores séries britânicas para assistir no Amazon Prime Video
- As 10 melhores séries britânicas para maratonar na Netflix
- 10 séries criminais britânicas que todos deveriam ver
Leia a matéria no Canaltech.