iCloud para de funcionar em iPhones e Macs mais antigos

Tecnologia

Com a chegada do iOS 26 e dos outros sistemas operacionais da marca, a Apple encerrou o suporte do iCloud para modelos mais antigos de iPhones, iPads e Macs. 

O serviço de armazenamento em nuvem deixou de funcionar no iOS 10 e no macOS 10.12 Sierra, ambos lançados em 2016. Muitos aparelhos compatíveis com os sistemas já estão obsoletos, mas ainda podiam ser usados para backup ou para sincronizar arquivos antigos — com a mudança, é necessário transferi-los para outros dispositivos.

O processo é padrão da Apple: sempre que a empresa lança um novo sistema operacional, gerações antigas perdem suporte a apps e serviços. A era “26” de iOS, iPadOS, macOS, tvOS, watchOS e visionOS começou na última segunda-feira, 15 de setembro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O iCloud funciona a partir de quais sistemas?

Veja a lista:

  • iOS 11 ou posterior (a partir de iPhone 5s, iPad 5ª geração, iPad Pro ou iPad mini 2);
  • macOS High Sierra 10.13 ou posterior (qualquer Mac compatível);
  • tvOS 11 ou posterior (a partir do Apple TV 4ª geração);
  • visionOS 1 ou posterior (a partir do Apple Vision Pro);
  • watchOS 4 ou posterior (a partir do Apple Watch 1ª geração).

É importante reforçar que nem todos os recursos do iCloud estão disponíveis em todas as gerações dos sistemas. O iOS 11 comporta a maioria das funções básicas, como backup, lista de contatos e fotos, mas o app Buscar roda a partir do iOS 14 e o iCloud+ funciona com o iOS 15, por exemplo.

Backup do iCloud está disponível a partir do iOS 11 (Imagem:  Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Quais iPhones não atualizam para o iOS 26?

Os iPhones XR, XS e XS Max ficaram de fora da lista de aparelhos compatíveis com o iOS 26, liberado na segunda. Qualquer modelo do iPhone 11 e do iPhone SE (2ª geração) em diante já pode ser atualizado — veja a lista completa.

O novo iOS conta com um novo visual, chamado Liquid Glass, além de um modelo de IA que roda offline no Apple Intelligence. 

Leia também:

VÍDEO: Quem deveria comprar os novos iPhone 17, iPhone 17 Air, iPhone 17 pro e iPhone 17 Pro Max?

Leia a matéria no Canaltech.