
Resumo
-
Gnome 49 “Brescia” apresenta Showtime como novo player de vídeo, substituindo o Totem, e o Papers como novo visualizador de documentos, substituindo o Evince;
-
O Gnome Maps, agora com ícones de transporte público e etiquetas interativas, é outro destaque;
-
A nova versão do ambiente de desktop deverá marcar presença nas próximas versões de distribuições Linux como Debian, Fedora e Ubuntu.
Um dos ambientes de desktop mais populares do universo Linux acaba de ganhar uma nova versão: o Gnome 49 “Brescia” foi lançado oficialmente trazendo um novo reprodutor de vídeo, um visualizador de arquivos renovado e pequenas melhorias que, juntas, prometem aprimorar a experiência do usuário.
Com base nas notas oficiais, as principais novidades são descritas a seguir.
Player de vídeos Showtime
O Gnome 49 substitui o clássico reprodutor nativo de vídeos Totem pelo Showtime, que tem uma interface mais funcional e moderna por ser desenvolvida em GTK 4 (um toolkit específico para desenvolvimento de interfaces) e com a biblioteca de padrões visuais Libadwaita.
Entre os recursos do Showtime estão suporte a legendas, ajustes da velocidade de produção e troca de faixa de áudio, por exemplo. Outros recursos incluem rotação do vídeo e captura de tela.

Visualizador de documentos Papers
Outra troca está no visualizador de documentos Papers, que entra no lugar do Evince. Na verdade, o Papers é uma evolução do Evince, pois é baseado neste último, mas, novamente, teve sua interface modernizada graças ao uso do GTK 4 com a biblioteca Libadwaita.
Com o Papers é possível visualizar arquivos em formatos como PDF, DjVu e TIFF, bem como em formatos para histórias em quadrinhos (HQs), como CBR, CBT, CBZ e CB7.

Aplicativo de mapas aprimorado
Pouca gente sabe que o ambiente de desktop tem um aplicativo de mapas. Convenientemente chamado de Gnome Maps, a ferramenta é baseada no OpenStreetMap e, no Gnome 49, ganhou ícones localizados que facilitam a identificação de estações de trem ou metrô.
Outra novidade do Gnome Maps são as etiquetas interativas sobre nomes de ruas ou pontos de interesses. Essas etiquetas dão informações adicionais sobre o local e permitem que o usuário adicione aquele ponto como favorito, por exemplo.

Outras novidades do Gnome 49
Entre os demais recursos que chegam ao Gnome 49 estão:
- Wallpapers com cores vibrantes: agora há um novo conjunto de papéis de parede criados especialmente para telas compatíveis com HDR ou com o espaço de cores Display P3 (mais conhecido como DCI-P3);
- Calendar: o aplicativo de agenda recebeu legibilidade melhorada e mais recursos de acessibilidade, como suporte a tecnologias assistivas;
- Status de energia: o ícone de bateria no desktop agora informa quando o computador está ligado a uma tomada;
- Gnome Web: o navegador nativo do Gnome 49 melhora o bloqueio de anúncios, fornece estimativas de tempo de leitura de páginas, tem um gerenciador de favoritos de uso mais fácil, entre outras pequenas melhorias.

Como obter o Gnome 49 “Brescia”?
O Gnome 49 é um ambiente de desktop, logo, o jeito mais fácil de ter acesso a ele é esperando que a sua distribuição Linux lance uma atualização com a novidade.
O Gnome é o ambiente de desktop padrão de várias distribuições, como Debian, Fedora e Ubuntu.
Vale destacar que o Gnome 49 chega seis meses depois do Gnome 48, versão que trouxe recursos de bem-estar para o usuário entre os seus principais atributos.
Gnome 49 é oficial: veja o que o ambiente para Linux traz de novo