OpenAI pode desenvolver rival para o Echo Dot da Amazon

Tecnologia
Resumo
  • OpenAI pode estar desenvolvendo dispositivos de IA, incluindo um alto-falante inteligente, para lançamento entre o final de 2026 e início de 2027.
  • A empresa adquiriu recentemente a io Products e teria firmado acordos com grandes fornecedores chineses para viabilizar a produção em massa.
  • Segundo o The Information, mais de vinte ex-funcionários da Apple foram contratados para reforçar a equipe de hardware da companhia.

A OpenAI, dona do ChatGPT, estaria próxima de entrar no concorrido mercado de hardware de consumo com uma linha de dispositivos focados em inteligência artificial. Entre eles, um possível alto-falante inteligente, como os Echo Dot da Amazon, que funcionam com a assistente Alexa.

A informação foi divulgada pelo site The Information, que aponta a articulação da empresa para o projeto. A criação seria uma das primeiras parcerias com a io Products, startup do renomado ex-chefe de design da Apple, Jony Ive, que a OpenAI comprou no final de maio. O lançamento seria previsto para o final de 2026 ou início de 2027.

Segundo os rumores, a companhia pode apresentar uma família de produtos: além do alto-falante inteligente, teriam também óculos, um gravador de voz e até um pin vestível. Para concretizar o projeto, a OpenAI tem contratado ex-funcionários da Apple e já firmado parcerias com fornecedores.

Quais são os planos da OpenAI?

Fontes com conhecimento direto do assunto indicam que a empresa está explorando múltiplos conceitos de dispositivos. Um dos protótipos mais avançados seria o de um “alto-falante inteligente sem tela”, aparelho similar ao Amazon Echo Dot.

Na aquisição da io Products, Sam Altman, CEO da OpenAI, disse que imaginava para o futuro um dispositivo de bolso e sem tela — que pode ser o alto-falante. Relatos anteriores também sugeriam o desenvolvimento de um aparelho intra-auricular, que não aparece nesta lista de produtos supostamente em desenvolvimento.

Além do alto-falante, a empresa pode produzir óculos inteligentes, um gravador de voz e um pin de IA. A inclusão do último na lista de possibilidades chama a atenção, considerando que Jony Ive já teria expressado críticas ao Humane AI Pin, um dos primeiros dispositivos dessa categoria. O produto não vingou no mercado e foi encerrado em fevereiro deste ano.

Para viabilizar a produção em massa, a OpenAI já teria estabelecido contatos estratégicos na China: um contrato fechado com a Luxshare e um contato inicial com a Goertek. As duas estão entre as maiores montadoras de produtos da Apple e juntas produzem iPhones, AirPods, HomePods e Apple Watches. A escolha desses parceiros sinaliza para a produção em massa.

“Caça” aos talentos da Apple

O movimento mais agressivo da OpenAI, no entanto, tem sido na aquisição de talentos. A companhia já contratou mais de vinte ex-funcionários da Apple, abrangendo áreas cruciais como design de produto, engenharia de hardware e interface de usuário. Entre os nomes de destaque está Tang Tan, que ocupava o cargo de chefe de design de produtos na Maçã e agora lidera a divisão de hardware da OpenAI.

Segundo relatos, ele tem atraído ex-colegas com a promessa de um ambiente de trabalho com “menos burocracia e mais colaboração” na OpenAI, além de remuneração competitiva e oportunidade de trabalhar em produtos considerados inovadores — estratégia que teria gerado preocupação dentro da Apple.

Com informações do The Information e The Verge

OpenAI pode desenvolver rival para o Echo Dot da Amazon