3 carros usados com manutenção que pesa no bolso

Tecnologia

Comprar um carro usado pode ser uma forma de economizar, mas também pode se transformar em um problema financeiro se o modelo escolhido tiver manutenção complexa ou peças caras. 

Muitos veículos que hoje estão com preços atrativos na Tabela FIPE escondem custos de reparo que chegam a ultrapassar o valor do próprio carro, além de exigirem mão de obra especializada e difícil de encontrar. 

É o caso de alguns modelos que já foram sinônimo de status e tecnologia, mas que atualmente pedem cautela antes de fechar negócio. Conheça agora três carros usados com manutenção que pesa no bolso do consumidor. 


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3. Chevrolet Captiva

Captiva visto de lado
Apesar da manutenção, o Captiva teve um bom desempenho no mercado brasileiro (Chevrolet/Divulgação)

O SUV médio da Chevrolet foi lançado no Brasil em 2008 e chamava atenção pelo design robusto e lista de equipamentos completa. Contava com opções de motorização que iam de um 2.4 16V até um potente V6 3.6 (ou 3.0), sempre aliado ao câmbio automático. No mercado de usados, a Captiva ainda atrai pelo espaço interno generoso e pelo preço relativamente baixo.

O problema está no pós-compra: peças de reposição são difíceis de encontrar e, quando disponíveis, têm valores elevados. É comum enfrentar falhas em suspensão, câmbio e sistema de combustível. 

Somando reparos mecânicos, acabamento e documentação, o custo de manter um Captiva pode facilmente superar o valor de compra.

2. Ford Fusion

Fusion visto de lado
Troca de bateria do sistema híbrido pode custar mais de R$ 30 mil (Internet/Reprodução)

O sedan grande da Ford se consolidou no mercado brasileiro pela combinação de conforto, tecnologia e motores eficientes, incluindo versões 2.0 turbo e híbrida. O acabamento interno de qualidade e a boa dirigibilidade são pontos fortes, mas a manutenção pode pesar — especialmente no caso do híbrido, cuja bateria de alta tensão tem custo extremamente elevado.

Outro ponto sensível é a suspensão, que sofre bastante nas ruas brasileiras e exige reparos frequentes. Mesmo em versões a combustão, o preço de peças originais e o tempo de espera para importação podem prolongar a estadia do carro na oficina.

Assim, embora o Fusion seja atraente pelo design e equipamentos, manter um exemplar em bom estado pode comprometer o orçamento.

1. Land Rover Discovery 4

Discovery 4 visto por trás
SUV chama atenção por sua luxuosidade e equipamentos de série (Internet/Reprodução)

O Discovery 4 é um SUV de luxo que entrega excelente desempenho, tecnologia e conforto, com opções de motores V6 e V8, além de versão a diesel. Seu porte imponente e versatilidade o tornaram um modelo cobiçado no mercado de zero-quilômetro e, ainda hoje, é possível encontrar unidades usadas por valores tentadores.

No entanto, a manutenção é um capítulo à parte: muitas intervenções exigem desmontagens complexas, elevando o custo de mão de obra a patamares muito altos, mesmo antes de somar o preço das peças. 

Além disso, a rede de serviços especializada é restrita, o que obriga muitos proprietários a buscar oficinas de confiança fora das grandes cidades. O resultado é que qualquer reparo mais sério pode gerar uma conta muito maior do que o esperado.

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