Por que a eletrificação ameaça carros da Porsche com câmbio manual

Tecnologia

A Porsche quer manter o câmbio manual nos seus carros, mas sabe que a tarefa não vai ser fácil. É o que declarou Michael Rösler, diretor de desenvolvimento da linha 911, em entrevista à revista Evo. Atualmente, o câmbio manual de seis marchas está restrito a versões como o Carrera T e o GT3.

Mesmo com o avanço dos elétricos e híbridos, a procura pelo sistema tradicional segue alta em mercados como Estados Unidos e Reino Unido — segundo o executivo, o 911 GTS da geração anterior registrou metade das encomendas em solo americano equipada com transmissão manual.

Aliás, a forte procura pela trasmissão manual na Califórnia levou à criação do 911 Carrera T conversível com câmbio manual. “As pessoas amam ouvir o som do motor com o teto aberto – é divertido, então faz sentido”, acrescentou ele. Já na Europa, o cenário muda: são poucos os clientes que fazem questão de trocar as marchas.  


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O desafio da eletrificação

Apesar da vontade de manter a tradição, a Porsche enfrenta limitações técnicas. No momento, a recém-chegada eletrificação ao 911 impede o uso do câmbio manual, ou seja, o modelo conta somente com o câmbio automático PDK. 

O GT3 é um dos poucos carros da marca que conta com o câmbio manual de seis marchas (Divulgação/Porsche)

A tendência indica que a Porsche pode restringir as versões equipadas com câmbio manual no futuro. Por isso, a marca pode acabar precisando lançar séries especiais para atender nichos de mercado. 

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