iFood retoma entregas por drones no Brasil

Tecnologia
Resumo
  • O iFood retomou entregas por drones no Brasil, com autorização inédita da ANAC para voos permanentes em áreas com circulação de pessoas.
  • O serviço vai recomeçar em Sergipe, operando diariamente com capacidade de até 280 pedidos por dia e até 5 kg por voo.
  • A modalidade é possível graças à parceria com a Speedbird Aero, responsável por logística de drones.

O iFood anunciou nesta quarta-feira (01/10) a retomada e ampliação de suas entregas por drones. A autorização, concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é inédita no país e permite voos permanentes sobre áreas com circulação de pessoas.

Segundo a empresa, o serviço funcionará todos os dias da semana e poderá atender até 280 pedidos diários com um drone capaz de transportar até 5 kg. A retomada ocorre no estado de Sergipe, onde o iFood realizou testes com a tecnologia em 2021.

A iniciativa é considerada o primeiro projeto de logística multimodal com drones dedicado a entregas no Brasil e em toda a América Latina. As entregas são possíveis graças a uma parceria entre a plataforma de delivery e a Speedbird Aero, empresa responsável por logística de drones.

O projeto também chegou a ser testado em Campinas (SP) entre 2020 e 2021, com uma rota curta de 400 metros, mas acabou descontinuado pouco depois. Na época, foram realizadas cerca de 300 entregas por drone, em uma parceria com o Shopping Iguatemi e 20 restaurantes.

Com a retomada, o novo trajeto deve conectar, na fase inicial, o Shopping RioMar, em Aracaju (SE), a condomínios residenciais na Barra dos Coqueiros (SE). O percurso aéreo de menos de quatro quilômetros reduz um deslocamento que levaria cerca de uma hora por terra para menos de 30 minutos de voo.

iFood retoma entregas por drones no Brasil