
Resumo
- O iFood retomou entregas por drones no Brasil, com autorização inédita da ANAC para voos permanentes em áreas com circulação de pessoas.
- O serviço vai recomeçar em Sergipe, operando diariamente com capacidade de até 280 pedidos por dia e até 5 kg por voo.
- A modalidade é possível graças à parceria com a Speedbird Aero, responsável por logística de drones.
O iFood anunciou nesta quarta-feira (01/10) a retomada e ampliação de suas entregas por drones. A autorização, concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é inédita no país e permite voos permanentes sobre áreas com circulação de pessoas.
Segundo a empresa, o serviço funcionará todos os dias da semana e poderá atender até 280 pedidos diários com um drone capaz de transportar até 5 kg. A retomada ocorre no estado de Sergipe, onde o iFood realizou testes com a tecnologia em 2021.
A iniciativa é considerada o primeiro projeto de logística multimodal com drones dedicado a entregas no Brasil e em toda a América Latina. As entregas são possíveis graças a uma parceria entre a plataforma de delivery e a Speedbird Aero, empresa responsável por logística de drones.
O projeto também chegou a ser testado em Campinas (SP) entre 2020 e 2021, com uma rota curta de 400 metros, mas acabou descontinuado pouco depois. Na época, foram realizadas cerca de 300 entregas por drone, em uma parceria com o Shopping Iguatemi e 20 restaurantes.
Com a retomada, o novo trajeto deve conectar, na fase inicial, o Shopping RioMar, em Aracaju (SE), a condomínios residenciais na Barra dos Coqueiros (SE). O percurso aéreo de menos de quatro quilômetros reduz um deslocamento que levaria cerca de uma hora por terra para menos de 30 minutos de voo.