Conheça os novos ícones do Office

Tecnologia
Representação gráfica dos novos logos do Pacote Office
Novos ícones representam conexão com inteligência artificial (imagem: divulgação/Microsoft)
Resumo
  • Microsoft renovou os ícones do Office, adotando um design mais colorido e arredondado, inspirado no Copilot.
  • A mudança alcança 10 apps do Microsoft 365: Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, OneDrive, OneNote, SharePoint, Planner e Viva.
  • O novo visual aposta em gradientes e formas simplificadas, priorizando legibilidade e acessibilidade, inspirado no ambiente de IA.

A Microsoft anunciou oficialmente nessa quarta-feira (01/10) a nova identidade visual para os ícones do pacote Office. A mudança, que é a primeira grande atualização de design desde 2018, chega para os dez principais aplicativos do ecossistema Microsoft 365. Agora, os ícones terão uma aparência mais colorida e com formas arredondadas.

O novo design, aplicado em todas as plataformas — web, desktop e mobile — abandona as linhas retas e a solidez dos ícones anteriores para adotar um visual mais fluido e “divertido”. Segundo a empresa, o ícone do Copilot, a inteligência artificial da Microsoft, inspirou a mudança. O novo estilo traz curvas suaves e o uso mais intenso de gradientes de cor para refletir um ecossistema mais conectado e influenciado pela IA.

Os 10 aplicativos que recebem a atualização são: Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, OneDrive, OneNote, SharePoint, Planner e Viva. A proposta é criar uma identidade visual mais coesa e que funcione melhor em diferentes tamanhos de tela, desde um monitor até a tela de um celular.

Ícones mais fluidos

Representação gráfica dos novos logos do pacote Office
Aplicativos agora têm ícones com mais dobras e curvas (imagem: divulgação/Microsoft)

Em comunicado oficial, Jon Friedman, vice-presidente corporativo de design e pesquisa para o Microsoft 365, afirmou que a mudança busca simplificar e humanizar a experiência do usuário. “As bordas afiadas e as linhas nítidas são substituídas por dobras e curvas suaves, dando aos ícones uma sensação de movimento lúdico e acessibilidade”, explicou.

Além das formas, o uso de cores foi intensificado. Os gradientes, que antes eram sutis, agora são mais vibrantes para melhorar o contraste e a acessibilidade visual. A Microsoft também realizou simplificações para melhorar a legibilidade em tamanhos menores. O ícone do Word, por exemplo, que antes tinha quatro barras horizontais para representar um documento, agora terá apenas três.

Design dos logos do pacote Office ao longo do tempo. Em uma tabela, os logos dos aplicativos da empresa, desde 2001, representados.
Logos dos aplicativos que formam o pacote Office ao longo do tempo (imagem: divulgação/Microsoft)

A última grande reestilização, em 2018, representava outro momento da empresa: o de transformar o Office em uma suíte de aplicativos multiplataforma, refletindo a maior integração e colaboração entre os apps.

A principal mudança em relação ao design de 2013 (e de todas as versões anteriores) foi separar a letra do símbolo, criando dois painéis distintos. Com isso, o ícone do Word, por exemplo, passou a exibir linhas de texto em vez do contorno de um documento. Essa ideia permaneceu na nova identidade visual.

Tendência de design?

A aposta da Microsoft em gradientes e formas mais orgânicas acompanha, coincidentemente, outra big tech. Nesta mesma semana, o Google oficializou a mudança de seu principal logotipo. Assim como a dona do Windows, a gigante de buscas utiliza a IA para justificar a escolha de design.

No caso, a letra “G” maiúscula, que antes tinha cores sólidas e separadas, ganhou um visual com gradiente misturando as cores. É a primeira mudança no logotipo em 10 anos.

Vale lembrar que a mudança no Google começou a aparecer para os usuários em maio, no app de buscas, enquanto os ícones do pacote Office vazaram pela primeira vez em abril. Como na Microsoft, o novo estilo deve definir a identidade visual da empresa.

Com informações do The Verge

Conheça os novos ícones do Office