Apple pausa projeto de Vision Pro mais barato e aposta em óculos com IA

Tecnologia
Resumo
  • A Apple pausou o projeto do Vision Pro mais barato para focar em óculos com IA, concorrendo com o Ray-Ban Meta.
  • Dois modelos de óculos estão em desenvolvimento: um sem tela, conectado ao iPhone, previsto para 2027; outro com tela, planejado para 2028.
  • Ambos os modelos usarão IA e interação por voz, com recursos como monitoramento de saúde e câmeras.

A Apple pausou o desenvolvimento de uma versão mais barata e leve do headset Vision Pro. Os recursos que estavam sendo usados serão direcionados para trabalhar em óculos com inteligência artificial, que seriam concorrentes do Ray-Ban Meta.

As informações são do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg. Segundo a publicação, a mudança de planos foi anunciada internamente há cerca de uma semana, de acordo com fontes que não podem revelar suas identidades.

Apple prepara dois modelos de óculos

De acordo com a reportagem, a marca da maçã está trabalhando em dois modelos de óculos com IA. O primeiro deles, que recebeu o codinome N50, viria sem tela e funcionaria conectado ao iPhone. Ele pode ser anunciado em 2026 e chegar às lojas em 2027.

O outro modelo teria uma tela nas lentes. O planejamento inicial era lançá-lo em 2028, mas a empresa quer acelerar o cronograma de desenvolvimento, segundo as fontes ouvidas.

Em comum, os dois dependeriam de inteligência artificial e interação por voz para funcionar, áreas em que a Apple enfrentou dificuldades nos últimos anos — a Apple Intelligence demorou para ser lançada, e a Siri com capacidades expandidas nem mesmo chegou aos celulares.

Outras características seriam variedade de estilos, um novo chip, alto-falantes para áudio, recursos de monitoramento de saúde e câmeras para fotos e vídeos.

Meta é referência na área

Os dois modelos chegariam para concorrer com produtos da Meta, talvez os óculos smart mais famosos do mercado. O primeiro dispositivo da empresa de Mark Zuckerberg, o Ray-Ban Meta, chegou às lojas em 2021.

Em setembro de 2025, a companhia atualizou seu aparelho e expandiu a disponibilidade — o produto chegou oficialmente ao mercado brasileiro pela primeira vez, com preços sugeridos começando em R$ 3.299.

A principal novidade, porém, foi o Ray-Ban Meta Display, que conta com uma pequena tela translúcida. Ela pode ser usada para visualizar notificações, mensagens e mapas, por exemplo. Além do controle por voz, ele conta com uma pulseira que identifica impulsos cerebrais para mover os dedos e pode ser usada para comandar a interface.

Apple pausa projeto de Vision Pro mais barato e aposta em óculos com IA