O Android vai bloquear APKs? Entenda a mudança no sistema

Tecnologia

O Google prepara uma mudança no sistema Android que pode afetar o download de aplicativos por fora da Play Store a partir de 2026. A exigência de verificação para desenvolvedores levanta questões sobre o futuro dos APKs no sistema, então é importante destacar: alguns apps serão bloqueados, mas a prática permanecerá.

A seguir, o Canaltech contextualiza:

  • Qual é a mudança com os APKs no Android?
  • Quando entra em vigor?
  • O Android vai bloquear APKs?
  • Quais são os pontos positivos e negativos? 

Qual é a mudança com os APKs no Android?

O Google vai aplicar a Verificação de Desenvolvedor até para aplicativos fora da Play Store: quem tem interesse em publicar um software, mesmo que em lojas de terceiros ou como um arquivo APK independente, precisa passar por um processo de verificação antes


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Somente apps verificados poderão ser baixados pelos dispositivos certificados do Android — basicamente, os celulares e tablets vendidos no mercado. 

A prática é similar ao que já existe na Play Store desde 2023. De acordo com a Gigante de Mountain View, o objetivo é diminuir a presença de malwares disfarçados de APK e publicados por fontes anônimas

A empresa compara a mudança a “conferir o passaporte num aeroporto”: o Google pode confirmar quem é o desenvolvedor por trás daquele aplicativo com o código gerado no processo, mas isso não significa que avaliou o conteúdo do software.

APKs ainda poderão ser baixados, mas apenas aqueles publicados por devs verificados (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Quando entra em vigor?

O processo de verificação será aberto em março de 2026. A medida começa a valer a partir de setembro do ano que vem no Brasil, na Indonésia, em Singapura e na Tailândia

O Android vai bloquear APKs?

Somente algumas. As APKs não vão deixar de existir no Android, mas somente as contas de desenvolvedores verificadas poderão publicá-las. APKs anônimos não serão permitidos nos aparelhos certificados do sistema.

Além disso, a medida é voltada para aparelhos com a suíte Google Play, e não afeta o sistema como um todo.

Quais são os pontos positivos e negativos?

A medida levanta discussões sobre segurança e o próprio sistema Android.

Por um lado, o bloqueio de APKs anônimos tem potencial para reduzir muitas ameaças digitais. Usar apps de fora da loja oficial para distribuir malwares é uma prática comum por criminosos, então a verificação cria uma barreira importante. 

A nova regra ajuda a combater os aplicativos falsos de banco, por exemplo, como aqueles divulgados em tentativas de golpe. Caso exista uma verificação, o Google pode ter um caminho facilitado para identificar os autores.

Entretanto, restringir os APKs acende um alerta sobre limitar o sistema Android à plataforma Google Play. O Robozinho sempre teve a fama de ser altamente personalizável, o que inclui instalar aplicativos de outras fontes — ainda que a prática não seja um padrão entre os usuários, é importante que exista.

O repositório de código aberto F-Droid é uma das alternativas que aproveitam a abertura no sistema e seus organizadores não concordam com a decisão do Google. Em nota, o projeto afirmou que não é possível exigir a verificação de todas as pessoas que publicam apps por lá e que a medida não seria motivada por segurança, mas sim por “consolidar poder e e reforçar o controle sobre um ecossistema anteriormente aberto”.

Leia também:

VÍDEO: “Por que ninguém fala do fechamento do Android? (…)”

Leia a matéria no Canaltech.