A HMD Global, empresa por trás dos atuais aparelhos da Nokia, está trabalhando em um novo smartphone híbrido chamado Touch 4G, que mistura recursos de feature phones (celulares mais simples) com funcionalidades modernas de conectividade. A HMD já vem publicando teasers do celular, mas todos os detalhes revelados são provenientes de vazamentos.
- 5 celulares bons e baratos com IP69 que não estragam nem com água quente
- Você precisa de um celular robusto ou “rugged phone”?
Segundo imagens vazadas, o HMD Touch 4G teria um design compacto, corpo metálico e opções de cores em cinza e azul. O display seria sensível ao toque, mas bem pequeno — algo próximo de 3,2 polegadas, sugerindo que o foco não será na experiência de tela grande, mas sim em portabilidade e simplicidade.
Na parte traseira, aparece uma câmera simples em um módulo circular, enquanto na frontal, o Touch 4G traria também uma câmera para selfies. O aparelho teria conectividade 4G com suporte a VoLTE, Wi-Fi, conector USB-C para carregamento, entrada para fones de ouvido de 3,5 mm e bateria de longa duração.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Recursos híbridos esperados
O termo “híbrido” nesse contexto significa que o aparelho usa elementos comuns de celulares básicos (como interface simplificada e funções primárias de chamadas e mensagens) combinados com display touch e suporte a alguns apps essenciais.
Há rumores de que ele usará o sistema Series 30+ (ou similar) em vez do Android completo, o que o colocaria em ambas as categorias: telefone comum e smartphone.
Outros rumores indicam suporte a expansão de armazenamento via microSD, duas entradas SIM (dual SIM), rádio FM, possibilidade de chamadas de vídeo e sincronização de dados via nuvem.
Vazamentos apontam que o aparelho deve ser lançado no mercado indiano já nas próximas semanas.

Vários detalhes ainda permanecem incertos. Não se sabe nada sobre preços, quantidade de RAM, capacidade interna de armazenamento, duração de bateria e qualidade das câmeras – ou se haverá versões internacionais além da Índia.
Também não há confirmação de compatibilidade com apps populares além dos mais básicos ou de suportes a serviços locais, como pagamentos ou redes sociais.
A expectativa é que o produto seja oficialmente revelado ainda em outubro.
Leia mais no Canaltech:
- “ChatGPT de bolso” pode virar problema de privacidade, revela jornal
- Power Bank na Black Friday: 5 modelos para comprar de olhos fechados
- Como fugir de celulares falsos na hora de comprar um novo
Nokia Tijolão – DENTRO do 3310 em detalhes
Leia a matéria no Canaltech.