A Microsoft pode estar desenvolvendo uma versão do Xbox Cloud Gaming grátis, que atenderá o público de forma independente ao Game Pass. Porém, de acordo com o vazamento da última sexta-feira (3), nesse novo tier os usuários terão de ver propagandas antes de começar a jogar.
Segundo o The Verge, o xCloud gratuito já está sendo testado por funcionários da Microsoft. Neste nível, os jogadores poderão acessar os jogos que possuem, os Xbox Retro Classics e os jogos gratuitos da campanha “Dias para Jogar de Graça” de fim de semana.
Fontes afirmaram ao portal gringo que a versão grátis do Xbox Cloud Gaming apresentará 2 minutos de propaganda antes de permitir que os usuários acessem os jogos. Há planos para limitar o uso de 1 hora por sessão, com o máximo de 5 horas livres por mês.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Porém, a questão do limite ainda não foi decidida pela Microsoft e pode sofrer alterações quando o serviço estiver oficialmente lançado. O xCloud gratuito estará disponível para PC, consoles Xbox, dispositivos portáteis e via navegadores — sem informações sobre sua presença no app para celulares ou Smart TVs.

Testes no Xbox Cloud Gaming
O rumor também indica que a Microsoft organiza um teste gratuito do serviço por nuvem para ocorrer em breve, antes dele ser lançado oficialmente nos meses que virão.
Vale notar que o Xbox Cloud Gaming deixou recentemente o estágio “Beta”, com seus recursos agora disponíveis para todas as versões do Xbox Game Pass — seja a Ultimate, Premium ou Essential.
Porém, essa estratégia chega em um momento delicado: o Game Pass Ultimate, por exemplo, teve um aumento de 100% no seu preço no Brasil e gerou muitas polêmicas com os fãs. Os demais também sofreram um reajuste substancial, o que gerou cancelamentos e irritação nas redes sociais.

Um aspecto é que a versão grátis do Xbox Cloud Gaming estará muito distante da qualidade vista no Game Pass Ultimate — que apresenta uma resolução de 1440p e até 30 Mbps de bitrate. Os usuários do Premium e Essential têm acesso a resolução de 1080p e até 12 Mbps de bitrate.
Ou seja, é possível que tanto a resolução quanto o bitrate sejam consideravelmente menores — o que pode incentivar os jogadores a assinarem uma das categorias do serviço, onde vai encontrar uma velocidade aprimorada e imagens melhores.
Apesar da Microsoft não confirmar a informação, o rumor já circula entre analistas de mercado e especialistas desde o anúncio do aumento no Game Pass. Se funcionários já testam o plano grátis, logo ele deve ser revelado oficialmente a todos.
Leia também no Canaltech:
- Vale a pena comprar um Xbox Series ou é cilada?
- 8 erros que a Microsoft não pode cometer no Xbox Magnus
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.