Tron: Ares estreia nesta quinta-feira (9) nos cinemas para dar continuidade ao famoso universo virtual iniciado na década de 1980. Diante do lançamento, algumas sessões exclusivas para a imprensa internacional já estão acontecendo, revelando as primeiras impressões da crítica a respeito da produção.
- Tudo sobre Tron: Ares, nova sequência do pioneiro de aventuras virtuais
- Tron: Ares: conheça personagens do filme e veja quem retorna à franquia
Estrelado por Jared Leto (Morbius), Tron: Ares acompanha a jornada de um sistema de inteligência artificial que é enviado para a realidade com o objetivo de cumprir uma perigosa missão.
No lado real, o programa se vê no meio de um embate entre máquinas e seres humanos, despertando uma revolução que pode transformar o mundo tal qual eles o conhecem.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Chegando às telonas 15 anos depois do lançamento de Tron: O Legado (2010), o terceiro filme da franquia tem direção de Joachim Rønning (Malévola: Dona do Mal) e ainda conta com Greta Lee (Vidas Passadas), Evan Peters (Dahmer: Um Canibal Americano) e Gillian Anderson (Sex Education) no elenco.
Primeiras impressões de Tron: Ares
À primeira vista, as impressões iniciais da crítica para Tron: Ares são mistas. Embora uma parte apresente ressalvas, outro lado dos profissionais da indústria que tiveram a oportunidade de assistir ao filme encontraram bons elementos na produção, como o visual e a trilha sonora composta pela banda Nine Inch Nails.
A jornalista Rachel Leishman, por exemplo, gostou bastante de Tron: Ares. Em uma publicação em seu perfil no X (antigo Twitter), Leishman comenta que “a franquia sempre esteve fora da curva, e com Tron: Ares não é diferente”. Ela ainda elogia Greta Lee, afirmando que a personagem da atriz “é uma ‘sucessora’ perfeita para Kevin Flynn”.
TRON: ARES rips. This franchise has always been a head of the curve and ARES is no different. Greta Lee is a perfect “successor” to Kevin Flynn. If you ever wanted to go on the grid, you’re going to love it. pic.twitter.com/NVmDi0KS9M
— Rachel Leishman (@RachelLeishman) October 7, 2025
Jonathan Sim é mais um integrante do clube de pessoas felizes com o que encontraram em Tron: Ares. No X, ele conta que Tron: Ares é “extraordinário”, explicando que o filme “une a tecnologia de Tron ao mundo real, o que traz resultados impressionantes”. O jornalista também diz que o longa é “um espetáculo visual que merece ser visto em IMAX” e que a obra oferece “um banquete ininterrupto de cenas de ação”.
#TronAres is extraordinary in every way.
It fuses the tech of Tron with the real world to mind-blowing results. More practical stunts and more epic sci-fi action. A visual spectacle that must be seen in @IMAX.
A non-stop, action-packed feast for the senses. pic.twitter.com/8S74yWN4qA
— Jonathan Sim (@TheJonathanSim) October 7, 2025
Brandon Davis, por sua vez, gostou de Tron: Ares, mas encontrou pontos negativos. Nas redes sociais, Davis elogia a trilha sonora do Nine Inch Nails e o visual da obra, mas ressalta que “o cerne da história é emocionante e envolvente até ficar um pouco saturado com um elenco de coadjuvantes que serve apenas como efeito expositivo no terceiro ato”.
#TronAres is visually astounding and the NIN tracks go so hard.
The story’s middle portion is pretty thrilling & engaging before it gets a bit bogged with a supporting cast saddled to expositional efforts in the third act.
If you’re going, it’s an IMAX-must! pic.twitter.com/vKvv4KwXLJ
— Brandon Davis (@BrandonDavisBD) October 7, 2025
O crítico Zach Pope agradeceu à trilha sonora do Nine Inch Nails, afirmando que as composições “salvam o filme”, juntamente com a performance de Greta Lee. Ele explica o porquê não gostou tanto assim do longa:
“Tron: Ares é puro ruído visual. Um filme que pega emprestado clichês de todos os grandes filmes de ficção científica com IA, mas nunca vai além da superfície. É estiloso, tem uma ótima ação, ideias bacanas, mas é emocionalmente vazio”, Zach Pope comenta no X.
#TronAres is pure visual noise
A film that borrows tropes from every great AI sci-fi movie but never digs deeper than the surface.
It’s stylish, has awesome action, cool ideas but emotionally empty.Thank god for the NIN Score which truly is the saving Grace alongside Greta Lee pic.twitter.com/8BPD6FyhSp
— Zach Pope (@popetheking) October 7, 2025
Já Anthony Gagliardi afirma que Tron: Ares é “o filme visualmente mais descolado que você verá neste ano”. Ele complementa dizendo que “alimentado por uma trilha sonora eletrizante do Nine Inch Nails, cada frame pulsa com estilo e energia. A trama pode não te prender completamente, mas é uma experiência sensorial completa”.
#TronAres is THE COOLEST-LOOKING FILM YOU’LL SEE THIS YEAR. Fuelled by an electrifying Nine Inch Nails score, every frame pulses with style and energy. The story may not fully grip you, but it’s a full-on sensory experience that looks incredible in @IMAX . pic.twitter.com/1PJjkUYDrE
— Anthony Gagliardi @ TIFF50 (@AJGaliardi) October 7, 2025
Para quem quer tirar as próprias conclusões acerca do filme, Tron: Ares estreia no dia 9 de outubro nos cinemas.
Leia também:
- Tron: Ares tem combo temático na Cinemark com miniatura de moto e LED no copo
- Onde assistir aos filmes da franquia Tron antes de Tron: Ares
- Coração de Lutador, Tron: Ares e Springsteen chegam aos cinemas em outubro
Leia a matéria no Canaltech.