O que esperar de Tron: Ares? Confira primeiras reações da crítica ao filme

Tecnologia

Tron: Ares estreia nesta quinta-feira (9) nos cinemas para dar continuidade ao famoso universo virtual iniciado na década de 1980. Diante do lançamento, algumas sessões exclusivas para a imprensa internacional já estão acontecendo, revelando as primeiras impressões da crítica a respeito da produção.

Estrelado por Jared Leto (Morbius), Tron: Ares acompanha a jornada de um sistema de inteligência artificial que é enviado para a realidade com o objetivo de cumprir uma perigosa missão.

No lado real, o programa se vê no meio de um embate entre máquinas e seres humanos, despertando uma revolução que pode transformar o mundo tal qual eles o conhecem.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Chegando às telonas 15 anos depois do lançamento de Tron: O Legado (2010), o terceiro filme da franquia tem direção de Joachim Rønning (Malévola: Dona do Mal) e ainda conta com Greta Lee (Vidas Passadas), Evan Peters (Dahmer: Um Canibal Americano) e Gillian Anderson (Sex Education) no elenco.

Primeiras impressões de Tron: Ares

À primeira vista, as impressões iniciais da crítica para Tron: Ares são mistas. Embora uma parte apresente ressalvas, outro lado dos profissionais da indústria que tiveram a oportunidade de assistir ao filme encontraram bons elementos na produção, como o visual e a trilha sonora composta pela banda Nine Inch Nails.

A jornalista Rachel Leishman, por exemplo, gostou bastante de Tron: Ares. Em uma publicação em seu perfil no X (antigo Twitter), Leishman comenta que “a franquia sempre esteve fora da curva, e com Tron: Ares não é diferente”. Ela ainda elogia Greta Lee, afirmando que a personagem da atriz “é uma ‘sucessora’ perfeita para Kevin Flynn”.

Jonathan Sim é mais um integrante do clube de pessoas felizes com o que encontraram em Tron: Ares. No X, ele conta que Tron: Ares é “extraordinário”, explicando que o filme “une a tecnologia de Tron ao mundo real, o que traz resultados impressionantes”. O jornalista também diz que o longa é “um espetáculo visual que merece ser visto em IMAX” e que a obra oferece “um banquete ininterrupto de cenas de ação”.

Brandon Davis, por sua vez, gostou de Tron: Ares, mas encontrou pontos negativos. Nas redes sociais, Davis elogia a trilha sonora do Nine Inch Nails e o visual da obra, mas ressalta que “o cerne da história é emocionante e envolvente até ficar um pouco saturado com um elenco de coadjuvantes que serve apenas como efeito expositivo no terceiro ato”.

O crítico Zach Pope agradeceu à trilha sonora do Nine Inch Nails, afirmando que as composições “salvam o filme”, juntamente com a performance de Greta Lee. Ele explica o porquê não gostou tanto assim do longa:

“Tron: Ares é puro ruído visual. Um filme que pega emprestado clichês de todos os grandes filmes de ficção científica com IA, mas nunca vai além da superfície. É estiloso, tem uma ótima ação, ideias bacanas, mas é emocionalmente vazio”, Zach Pope comenta no X.

Já Anthony Gagliardi afirma que Tron: Ares é “o filme visualmente mais descolado que você verá neste ano”. Ele complementa dizendo que “alimentado por uma trilha sonora eletrizante do Nine Inch Nails, cada frame pulsa com estilo e energia. A trama pode não te prender completamente, mas é uma experiência sensorial completa”.

Para quem quer tirar as próprias conclusões acerca do filme, Tron: Ares estreia no dia 9 de outubro nos cinemas.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.