A Motion Picture Association (MPA), entidade que representa alguns dos maiores estúdios de Hollywood, exigiu que a OpenAI tome “ação imediata e decisiva” para correção de problemas de violação de direitos autorais no Sora 2.
- Sora ganha app próprio; veja como funciona a plataforma de IA da OpenAI
- OpenAI se torna a startup mais valiosa do mundo com avaliação de US$ 500 bilhões
A organização, que inclui membros como Disney, Universal e Warner Bros., criticou o sistema de “opt-out” utilizado pela empresa. Neste modo, as empresas, detentoras dos direitos autorais, são quem tem a responsabilidade de impedir o uso não autorizado de seus personagens.
“Desde o lançamento do Sora 2, vídeos que infringem filmes, programas e personagens de nossos membros proliferaram no serviço da OpenAI e nas redes sociais”, afirmou Charles Rivkin, CEO da MPA, em comunicado divulgado na segunda-feira.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A declaração é o primeiro posicionamento oficial da associação desde o lançamento do modelo de IA para criação de vídeos realistas na semana passada.
O Sora 2 permite a criação de conteúdos com personagens de franquias populares, como, por exemplo, James Bond jogando cartas ou o Pica-Pau dirigindo um carro fugindo da polícia.
Rivkin enfatizou que a responsabilidade de prevenir infrações é da OpenAI e não dos detentores de direitos. “A lei de direitos autorais bem estabelecida protege os direitos dos criadores e se aplica aqui”, afirmou.
Já Sam Altman, CEO da OpenAI, prometeu em publicação no blog oficial da empresa que dará aos detentores de direitos “controle mais granular” sobre a geração de personagens.
Porém, o executivo admitiu também que “pode haver casos extremos de gerações que passem e não deveriam [passar]”.
A MPA já moveu ações contra outras plataformas de IA, como a Midjourney, que também enfrenta processos da Disney, Universal e Warner Bros. por uso não autorizado de personagens protegidos.
O Sora 2
O Sora 2 é o mais recente modelo de geração de vídeos da OpenAI com inteligência artificial, lançado no dia 30 de setembro.
A tecnologia cria vídeos realistas, assim como o Veo 3 do Gemini, a partir de comandos de texto. Os conteúdos criados tem até 10 segundos de duração, e incluem também áudio sincronizado e efeitos sonoros.
O diferencial está no nível de realismo e na capacidade de simular física do mundo real. No TikTok, viralizaram vídeos feitos com o Sora 2 de Stephen Hawking participando de campeonatos de corrida de carro com sua cadeira de rodas.
A ferramenta está disponível em aplicativo para iOS nos EUA e no Canadá, e funciona também como uma espécie de rede social. Três dias após seu lançamento, o Sora se tornou o app mais baixado da App Store norte-americana.
Veja também:
- Sora, IA para gerar vídeos da OpenAI, se torna o app mais popular no iPhone
- OpenAI será acionista da AMD em nova parceria para potencializar ChatGPT
- 10 prompts ideais para quem é iniciante em linguagens de programação
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Leia a matéria no Canaltech.