
Resumo
- O Firefox introduziu perfis independentes para separar histórico, favoritos e configurações, mas eles ainda não estão disponíveis em Android e iOS.
- Cada perfil pode ter suas próprias extensões, temas, senhas e logins, permitindo separar navegação pessoal de trabalho ou estudos.
- A sincronização entre dispositivos é limitada a um perfil por conta Firefox Sync, exigindo uma segunda conta para sincronizar múltiplos perfis.
O Firefox ganhará uma nova ferramenta de perfis, capaz de separar extensões, temas, senhas, logins ativos, configurações e histórico. Assim, dá para dividir a navegação pessoal das ferramentas de trabalho ou estudos, por exemplo. O recurso começará a ser liberado no dia 14 de outubro.
Google Chrome, Microsoft Edge e Apple Safari são alguns concorrentes que já contavam com ferramentas do tipo. Na prática, é como se você tivesse dois (ou mais) navegadores diferentes de um só.
A Mozilla anunciou a chegada do novo gerenciador de perfis pela primeira vez em maio de 2025, inicialmente para um número limitado de usuários. De acordo com dados do StatCounter referentes a setembro de 2025, o Firefox tem 1,39% do mercado de browsers para desktop no Brasil e 4,45% no mundo todo.
Como funcionam os perfis?
Eu uso o Firefox e tenho dois perfis. No perfil de trabalho, deixo as abas verticais ativadas, coloco os sites que acesso com mais frequência na barra de favoritos e conto com extensões mais úteis para meu trabalho, como um corretor ortográfico e o gerenciador de senhas da empresa.
Já no perfil pessoal, o navegador está praticamente com as configurações de fábrica, com abas no topo, sem barra de favoritos e com menos extensões.
Outra vantagem é não precisar ficar trocando de conta logada, até porque nem todo site permite isso. O Gmail, por exemplo, dá a opção de deixar vários logins conectados, mas o ChatGPT não tem essa opção. Com perfis separados, eu não preciso me preocupar com isso.
Abas contêiner não mudam, mas sincronização fica mais complexa
O Firefox já contava com um recurso chamado abas contêiner. Essa ferramenta permite manter algumas informações separadas, como cookies e logins. Ela não muda: cada perfil terá seus próprios contêineres, sem que eles se misturem.
A sincronização entre dispositivos, por outro lado, vai ficar um pouco diferente. Não será possível sincronizar mais de um perfil em um mesmo dispositivo usando a mesma conta Firefox Sync. Se você já tiver um perfil conectado, a recomendação é criar uma segunda conta, caso queira compartilhar aquelas informações com outros aparelhos.
Além disso, os perfis não estão disponíveis para Android e iOS. Portanto, mesmo que você use dois perfis diferentes no desktop, só poderá sincronizar um deles com o celular ou o tablet.
Com informações da Mozilla e do Verge
Firefox começa a receber perfis para separar histórico e favoritos