
Resumo
- Suporte ao Windows 10 termina em 14 de outubro de 2025; pesquisa aponta que 26% dos usuários no Reino Unido continuarão usando o sistema após essa data;
- 39% dos usuários planejam migrar para o Windows 11 sem trocar de computador; 14% pretendem comprar um novo PC;
- Microsoft oferecerá suporte estendido de segurança para o Windows 10 por meio do programa ESU, disponível por até três anos para organizações e um ano para consumidores.
A Microsoft encerrará o suporte ao Windows 10 em 14 de outubro de 2025. Isso significa que o sistema operacional não será mais atualizado. Apesar disso, uma pesquisa no Reino Unido sugere que milhões de usuários continuarão usando computadores com Windows 10 após o fim do suporte.
A pesquisa foi feita pela Which? por meio de entrevistas com mais de 2.000 pessoas no Reino Unido. 26% dos participantes revelaram que continuarão a usar o Windows 10 mesmo quando a Microsoft deixar de atualizar o sistema operacional.
Estima-se que, atualmente, 21 milhões de pessoas têm um notebook ou um desktop com Windows 10 no Reino Unido. Isso significa que mais de 5 milhões de britânicos manterão o sistema em uso, apesar dos riscos.
Ainda de acordo com a Which?, 39% dos usuários do Windows 10 pretendem migrar para o Windows 11, mas sem mudar de computador. Outros 14% relataram a intenção de adquirir um PC novo. Enquanto isso, 11% ainda não decidiram o que fazer e 6% planejam migrar para outro sistema operacional, como uma distribuição Linux.
Embora tenha sido focada no Reino Unido, a pesquisa é um reflexo do que deve ocorrer em outros países. Isso porque migrar de sistema operacional não é uma tarefa simples.
Um complicador é o fato de computadores antigos (em geral, aqueles fabricados antes de 2017) não serem suportados pelo Windows 11, logo, o uso dessa versão exige troca de máquinas nessas circunstâncias.
Já em organizações, especialmente naquelas com um número muito grande de PCs, a troca de computadores ou de versão do Windows requer um planejamento cuidadoso para que sistemas não sejam prejudicados ou evitar o surgimento de brechas de segurança.
É possível obter suporte estendido para o Windows 10

Para usuários domésticos ou organizações que precisam de mais tempo para migrar de sistema operacional, a Microsoft vai oferecer um período de suporte estendido para o Windows 10 que envolve apenas atualizações de segurança. Isso será feito por meio do programa ESU, sigla em inglês para Atualizações de Segurança Estendidas.
O ESU para organizações pode ser contratado por até três anos mediante o pagamento de uma taxa que aumenta de valor em cada renovação anual.
Já os consumidores podem contratar o ESU por apenas um ano pagando uma taxa de US$ 30 ou usando as opções gratuitas, que envolvem ativar a função Backup do Windows ou resgatar pontos do programa Microsoft Rewards.
Saiba mais sobre como ativar o suporte estendido do Windows 10.
Milhões de pessoas devem se recusar a abandonar o Windows 10