LG anuncia fábrica de eletro mais cara do Brasil; veja os planos da marca

Tecnologia

A LG confirmou a construção da maior e mais cara fábrica de eletrodomésticos do Brasil. O investimento superior a R$ 1,5 bilhão será aplicado em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, e a fábrica faz parte do plano para assumir a liderança de vendas de geladeiras no Brasil.

As obras começaram em agosto de 2024 e já atingiram 60% de conclusão. O terreno possui 770 mil metros quadrados e já teve cerca de 100 milhões de metros cúbicos de terra movimentados.

Segundo a fabricante, a escolha do Paraná ocorreu, sobretudo por questões logísticas, após estudos que incluíram Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. O projeto contou com articulação do governo estadual após missão à Coreia do Sul em 2023.


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Fábrica de R$ 1,5 bi vai produzir geladeiras já em 2026

Conforme o anúncio da marca, a previsão é que as obras sejam finalizadas em janeiro de 2026, com inauguração em fevereiro. As primeiras geladeiras estarão no mercado a partir do segundo semestre de 2026. Esta será a segunda planta da LG no Brasil, que já opera na Zona Franca de Manaus.

A fábrica terá capacidade de produção de 500 mil unidades por ano e produzirá 15 modelos nas categorias Top Freezer, Bottom Freezer e Inverse. Os modelos Side-by-Side continuarão sendo importados.

Vale destacar que a marca deve produzir geladeiras personalizadas para o público brasileiro. Para isso, a LG realizou uma pesquisa nas casas dos consumidores para entender o que eles valorizam nas geladeiras.

Fábrica LG geladeira paraná
Nova fábrica da LG no Paraná impressiona pelo investimento de R$ 1,5 bilhão (Imagem: Gerlado Bubniak/AEN)

LG projeta liderança do mercado em 3 anos

Em entrevista para o Canaltech, Roberto Barboza, vice-presidente de Linha Branca da LG Electronics Brasil, estabeleceu uma meta ambiciosa: alcançar a liderança do mercado de geladeiras no país entre 3 e cinco anos.

“A LG enxergou uma possibilidade de brigar pela liderança desse mercado e para isso teríamos que ter entre 25% e 30% do mercado para brigar pela liderança”, compartilhou o executivo.

De acordo com dados da sul-coreana, o mercado brasileiro vende 4,8 milhões de geladeiras por ano, movimentando R$ 16,4 bilhões. O setor cresceu 133% em receita nos últimos cinco anos e registrou expansão de 16% em 2024.

Nesse contexto, os dados mais recentes do GFK apontam que a LG possui 3,5% do mercado. Com a produção local, a empresa espera reduzir custos de frete e importação, tornando seus produtos mais competitivos.

Além disso, a LG vai apostar em tecnologias voltadas para a eficiência energética, design e outros diferenciais.

“O consumidor hoje busca um produto com eficiência energética. Até poucos anos atrás, 3, 4 anos, ele não tinha acesso a esse tipo de produto vendido hoje no mercado internacional, com tecnologia, com design, com inovação”, explicou Barboza.

geladeira lg
LG conta com geladeiras de entrada, intermediárias e premium (Imagem: Wendel Martins/Canaltech)

Fábrica também vai produzir lavadora e secadora de roupas

A expectativa é que, dois anos após o início da operação da fábrica de geladeiras, a empresa inicie a produção de lavadoras e secadoras de roupas no mesmo local.

Assim, podemos esperar que a ideia da marca de reduzir custos de produção e crescer no mercado de geladeiras também siga para as lavadoras e secadadoras.

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