Quem conhece a indústria de hardware de PC há pouco tempo, não tem ideia dos papéis invertidos de algumas empresas. Intel e NVIDIA eram opostos nos anos 2000. Porém, quando o Time Verde começou a crescer, isso incomodou o Time Azul, que tentou afogá-la durante muito tempo, algo que acabou não acontecendo. Quem conta essa história é o próprio Jensen Huang, CEO da NVIDIA.
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
- Você sabia que Intel e AMD já foram parceiras? Conheça o projeto “Kaby Lake-G”
Estamos em uma era de parcerias, algumas bem inusitadas. Uma delas acontece entre as duas empresas em questão e foi anunciada recentemente. Em conversa sobre investimentos com a CNBC, Huang fala sobre diferentes assuntos, entre eles a parceria com a Intel.
De perseguida à parceira
O entrevistador Jim Kramer menciona Andrew Grove, que foi CEO da Intel entre os anos de 1987 e 1998, pegando os primeiros anos de existência da NVIDIA na segunda meta da década de 1990. Fica implícito que o Time Azul queria fazer algum tipo de acordo com os novatos da época para tentar tirá-los da jogada por serem uma ameaça, mas Grove queria fazer isso de uma maneira “desrespeitosa”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Por isso, Huang disse: “a Intel dedicou 33 anos de nossas vidas tentando nos matar“. Isso contrasta bastante com a situação atual, onde a NVIDIA se posiciona como a maior empresa de tecnologia do mundo, ponto central da indústria de IA, e chamou a Intel para fazer parte com o novo acordo, que tornou o Time Verde acionista depois de um investimento de US$ 5 bilhões.
Com essa parceria, a Intel irá desenvolver CPUs x86 para as plataformas de IA da NVIDIA, que por sua vez, irá criar chiplets de gráficos RTX para serem incorporados aos processadores Intel Core do futuro. Ainda não existe qualquer previsão para que os frutos dessa parceria cheguem ao mercado.
Mas a verdade é que nem todo mundo tem visto isso com bons olhos. O CEO da Acer é um deles que acha que empresas como a sua podem se complicar com essa nova demanda. Além disso, existem rumores dizendo que a indústria não acredita muito que pode sair algo relevante tão cedo dessa parceria entre Intel e NVIDIA.
Veja mais do CTUP:
- Saiba como escolher a placa de vídeo NVIDIA ideal
- Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
- História das GPUs NVIDIA GeForce RTX e seu impacto no mercado
Leia a matéria no Canaltech.