Xbox Magnus pode ter incríveis 48 GB de memória GDDR7; veja especificações

Tecnologia

Apesar do comportamento estranho a nível de software, com um aumento expressivo no preço do Game Pass, além de lançar os títulos exclusivos para outras plataformas, a Microsoft segue trabalhando no desenvolvimento do seu próximo console. Moore’s Law is Dead, como sempre, surge agora com o que parece ser as especificações completas do novo Xbox, chamado de Magnus, revelando incríveis 48 GB de memória de vídeo.

Conforme já foi especulado antes, o Xbox Magnus será equipado com núcleos AMD Zen 6, que é a próxima arquitetura de processadores Ryzen, além de gráficos RDNA 5, nova geração de GPUs. Nenhum dos dois foi oficializado ainda, mas isso é esperado para acontecer em algum momento do próximo ano.

Em termos de CPU, o chip do console teria a estranha quantidade de 11 núcleos, 3 baseadas em Zen 6 e voltadas desempenho, e outros 8 núcleos usando Zen 6c, que são núcleos mais eficientes. Tudo acompanhado por 12 MB de cache L3.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Xbox Magnus pode ter GPU robusta

Olhando para a estrela do hardware, a GPU baseada em RDNA 5 teria 68 unidades computacionais. Apesar de esse número sozinho não revelar muito sobre desempenho, para efeito de comparação, a Radeon RX 9070 XT, atual GPU topo de linha da AMD, conta com 64 CUs. O chip gráfico teria pelo menos 24 MB de cache L2.

A memória de todo o sistema é compartilhada, como costuma acontecer em consoles, e no caso do Xbox Magnus, estamos falando de nada menos que 48 GB GDDR7, se esse rumor estiver certo, claro. A iGPU usaria uma interface de 192-bit.

Existe ainda informações de uma NPU de até 110 TOPS de performance consumindo 6W, ou 46 TOPS com somente 1,2W. Para efeito de comparação, os melhores processadores atualmente alcançam 50 TOPS. Apesar de o canal afirmar com quase certeza total essas especificações, algo que ele ainda não está certo é sobre o consumo, que pode variar entre 250 e 350W.

Toda essa potência, que parece promissora, está prevista para chegar em 2027. Por enquanto, de forma oficial, só temos o anúncio da parceria entre a AMD e Microsoft na construção desse console, mas nenhum detalhe adicional foi revelado. Diferente da parceria com a Sony para o próximo PlayStation, que já teve alguns detalhes a nível de hardware divulgados.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.