A Sony agora permite que os usuários da PS Store submetam suas análises dos jogos de PS4 e PlayStation 5 para a PS Store. O recurso estava em testes e foi liberado para todos nesta quinta-feira (9).
- Ainda vale a pena comprar um PS4 em 2025?
- 8 recursos que fazem falta no PS5 e precisam estar no PlayStation 6
A nova ferramenta permite escrever reviews de até 4.000 caracteres e dar sua nota, apesar deste último ter sido disponibilizado há muito tempo. Porém, agora é possível justificar a razão de muitas ou poucas estrelas.
É válido notar que a Sony não permite que você escreva ou leia as análises no PS4 nem no PlayStation 5, apenas nos navegadores de internet.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
De forma similar ao Steam, os usuários também podem dar um título ao seu review, assim como marcar se ele contém spoilers — caso existam detalhes da trama ou mecânicas, para o público manter a surpresa.

Atualização da PS Store aos poucos
A Sony não divulgou quando o recurso estará disponível para escrever e ler no PS4 e PlayStation 5. A expectativa é que a atualização ocorra em fases e que, futuramente, também seja liberado nos videogames.
O único aspecto visível são as estrelas, então caso queira saber mais de como a comunidade enxerga aquela experiência que quer jogar há algum tempo ou algum lançamento recente, basta acessar no PC ou celulares.
Além disso, não há como ter um “review bombing”: só pode falar, seja bem ou mal, quem realmente comprou a experiência. Isso significa que saberá, de fato, como as pessoas que jogaram aquele título no PS4 ou PlayStation 5 se sentem a respeito dele — e não um movimento vindo de redes sociais.
Leia também no Canaltech:
- 10 jogos e franquias esquecidos pela Sony
- 15 atitudes anticonsumidor nos games em 2025
- Pokémon Legends Z-A, Battlefield 6 e mais nos lançamentos de jogos de outubro
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.