AMD sai na frente da NVIDIA com GPUs para IA feitas em 2 nm da TSMC

Tecnologia

Existe uma corrida pela litografia mais refinada no momento. A Intel, representando os EUA, tem trabalhado para entregar a 18A ao mercado em breve. Do outro lado do mundo, a TSMC já está produzindo chips com o novo processo N2, e entre eles está a nova série de GPUs Instinct MI450 da AMD, as primeiras do Time Vermelho sendo feitas em 2 nm.

A afirmação foi feita pela CEO da AMD, Lisa Su, em entrevista ao Yahoo Finance:

“Estamos realmente empolgados sobre nossas GPUs de geração MI450, tem tecnologia de 2 nm, então é a capacidade de fabricação mais avançada.”


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

AMD com GPUs em 2 nm vs NVIDIA usando 3 nm

Isso é especialmente importante, porque a AMD não tem medido esforços para entregar produtos que batam de frente com as soluções da NVIDIA, que domina o mercado de aceleradoras de IA para data centers com muita folga, quase um monopólio. E com a tecnologia feita em 2 nm, o Time Vermelho tem vantagem sobre a rival, que terá a nova geração de GPUs (Rubin) em 3 nm, já usada pela atual arquitetura da AMD, CDNA 4.

Apesar de a Intel ter suas GPUs Gaudi para IA, é a AMD quem tem a chance de bater de frente contra a NVIDIA no momento (Imagem: AMD/Divulgação)

A empresa liderada por Lisa Su é a primeira cliente da TSMC para a litografia de 2 nm. Segundo rumores, todo o portfólio da marca para nova geração, CPUs Ryzen e EPYC, além de GPUs Radeon, devem ser produzidos nesse processo também, marcando uma nova era de poder de processamento e eficiência energética que o refinamento da tecnologia de produção de silício proporciona.

Apesar de ser cliente da gigante de Taiwan, a AMD não descarta ter seus chips produzidos pela Intel nos EUA. Em entrevista recente, a CEO da empresa, em resposta a um questionamento sobre rumores sobre o assunto, não negou, mas não confirmou. No entanto, deixou claro que é importante que empresas de tecnologia dos EUA tenham seus chips feitos no país.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.