SpaceX prepara o lançamento do voo 11 da Starship que acontece na segunda (13)

Tecnologia

O primeiro estágio da Starship já está na plataforma de lançamento para o voo 11 da nave espacial da SpaceX, programado para ocorrer na segunda-feira (13). A decolagem está prevista para às 20h15 (horário de Brasília), na Starbase, localizada no Texas (EUA).

Imagens divulgadas pela empresa de Elon Musk mostram o propulsor Super Heavy posicionado na plataforma de onde será lançado o último voo da Versão 2 da Starship.

As fotos da SpaceX mostram o propulsor sob diferentes ângulos. Em uma delas, ele aparece ao fundo do prédio da empresa. Em outras, surge atrás de dois veículos da Tesla — também de propriedade de Musk.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Duas imagens adicionais são dedicadas exclusivamente à Starship, com uma delas focando nos motores Raptor de última geração, responsáveis por levar a nave ao espaço e executar manobras de retorno.

Experimentos com a espaçonave

O voo 11 deve coletar dados para aprimorar o Super Heavy, além de testar o escudo térmico e as manobras de retorno da nave.

A SpaceX planeja que o propulsor utilize cinco motores Raptor para ajustar a descida — no voo 10, realizado em 26 de agosto, foram usados três.

Quanto ao estágio superior da nave — chamado de Ship — o teste incluirá a implantação de oito simuladores Starlink, com dimensões semelhantes às dos instrumentos de observação da próxima geração.

Os experimentos também contemplarão mudanças operacionais voltadas a permitir futuros retornos do Ship após o lançamento.

“Para imitar a trajetória que uma nave seguirá em voos futuros de retorno à Starbase, a fase final da trajetória da Starship no voo 11 incluirá uma manobra de inclinação dinâmica e testará algoritmos de orientação subsônica antes de uma queima de combustível e amerissagem no Oceano Índico”, informou a empresa em comunicado.

Starship
Voo 11 da Starship vai contar com testes do Super Heavr e do estágio superior da nave (Divulgação/SpaceX)

Testes visando as novas versões da nave

Os experimentos do último voo da Versão 2 da Starship servirão como base para as próximas viagens previstas para 2026, que já utilizarão a Versão 3 — com estreia prevista no voo 12. Esse modelo terá 124,4 metros de altura, ligeiramente maior que o atual, de 121 metros.

Versão 4 deve atingir 142 metros e utilizar 42 motores Raptor em suas viagens. A expectativa é que este modelo da Starship voe em 2027.

O objetivo das atualizações do Starship é permitir que a SpaceX intensifique as viagens rumo à próxima janela de lançamento para Marte, prevista entre 2028 e 2029.

A espaçonave integra os planos de Musk para viabilizar a presença humana no Planeta Vermelho. Além disso, o veículo reutilizável é peça-chave no Programa Artemis, da NASA, que prevê novos pousos tripulados na Lua a partir de 2027.

Leia mais: 

VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA

Leia a matéria no Canaltech.