Com milhares de jogos sendo lançados por ano, é impossível conhecer e aproveitar todos. Alguns passam completamente despercebidos e acabam sendo injustiçados.
Seja com um lançamento tímido, uma campanha de marketing que deu errado ou por desinteresse (descabido) dos jogadores, esses jogos amargam vendas fracas e pouca atenção por diversas gerações.
Sejam antigos ou mais recentes, há diversos jogos injustiçados que todos deveriam jogar; pensando nisso, o Canaltech lista 10 deles. Se não conhece algum, recomendamos parar o que estiver fazendo e ir atrás imediatamente. Acredite, você não se arrependerá.
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10. Marvel’s Guardians of the Galaxy
Após o vergonhoso Marvel’s Avengers, a Square Enix apareceu com Marvel’s Guardians of the Galaxy (2021) e seu lançamento foi tímido e causou pouco impacto entre os fãs. No entanto, a aventura tem muito a oferecer e tinha um grande potencial de se tornar o favorito de muitos.
Seja pelo gameplay diferenciado entre os membros da equipe, a trilha sonora composta (e cantada) exclusivamente para o jogo, a imersão no universo Marvel e em sua mitologia e diversos outros fatores, o fato é que este jogo foi injustiçado e merecia mais amor do público.

9. Titanfall 2
Quando rimos que todos saem do caminho de lançamentos como de GTA 6 e de Hollow Knight: Silksong, é para seu jogo não ser tão injustiçado quanto Titanfall 2 (2016) foi. Imagina que ele saiu no meio de dois grandes e esperados títulos: Battlefield 1 e Call of Duty Infinity Warfare? Pois é.
Com dois dos jogos de tiro que fazem um grande sucesso (com um deles ainda sendo da própria Electronic Arts), mal teve espaço para os robôs gigantes brilharem como mereciam. E o que você perdeu: uma das melhores campanhas em jogo de tiro, que é criativa e traz diversos momentos épicos.

8. Psychonauts
O marketing pode significar um grande sucesso ou um fracasso retumbante, com o segundo caso se tornando o maior problema que Psychonauts (2005) teve em seu lançamento. A produtora não soube trabalhar uma forma de atrair o público e o resultado quase rendeu a falência do estúdio Double Fine.
E sabe o porquê? Ele era bom demais para a compreensão dos executivos. Nenhum jogo de plataforma 3D permitia que o herói entrasse na mente de outras pessoas, em fases que representam o estado psicológico e personalidades delas. Com criatividade e graça ele se destacou, mas estava longe do “padrão”.

7. Sleeping Dogs
O jogo Sleeping Dogs (2012) tinha tudo para rivalizar com GTA e Watch Dogs. Porém, a história focada na máfia chinesa passou longe do radar do público e ele teve vendas extremamente baixas — e olha que ele carregava o selo de qualidade da Square Enix.
Além do jogo ter sido totalmente injustiçado, o fracasso foi tão grande que o estúdio United Front Games acabou fechando as portas alguns anos depois. Nem mesmo a chamada “Definitive Edition” salvou ele, o que foi muito triste e garantiu que a franquia fosse engavetada em definitivo.

6. Parasite Eve
Ainda com a Square Enix, Parasite Eve (1998) é outro jogo que foi injustiçado à toa. Após o sucesso com Chrono Trigger e Final Fantasy, a produtora decidiu investir em um projeto contemporâneo e que trazia diversas novidades para o público — como os combates mais estratégicos.
No entanto, o público estava interessado em mais JRPGs clássicos e deixou os 2 games da série nas prateleiras. Curiosamente, a produtora tentou reviver seu universo em 2010 com o nome The 3rd Birthday e muitos nem sabiam que ele fazia parte da franquia, o que resultou em outro fracasso comercial.

5. Vanquish
A SEGA e a PlatinumGames trabalharam juntas para dar vida à Vanquish (2010), um jogo de tiro que permite desacelerar o tempo e ter ação desenfreada — do seu início ao fim. E por que o jogo foi injustiçado? Pela produtora cobrar US$ 60 em um jogo com duração de 5 a 6 horas.
Na época o público assimilava o investimento ao tempo de duração, para fazer valer a pena o preço cobrado. Ou seja, ser um dos jogos de tiro com ação rápida, dinâmica e inovadora não teve peso algum para o público, que deixou a oportunidade de jogar uma experiência emblemática passar.

4. The World Ends With You
A Square Enix e Tetsuya Nomura suaram a camisa para dar vida a The World Ends With You (2007), que usava e abusava dos recursos do Nintendo DS para trazer um JRPG sofisticado e cheio de estilo. O sistema de combate usava as duas telas e seu design urbano chamava muito a atenção.
Porém, o projeto era tão único que foi considerado de nicho — o que é bem triste, já que o console portátil da Big N é um dos mais vendidos de toda a indústria gaming. Com o passar do tempo ele se tornou um clássico cult, mas nem isso mudou sua trajetória: o remake para Nintendo Switch e sua sequência também venderam mal.

3. Vagrant Story
O maior erro e pecado de Vagrant Story (2000) foi chegar bem próximo ao lançamento do PlayStation 2. Na época, todos estavam guardando dinheiro para a nova plataforma e seus lançamentos. E ao RPG, apenas restou uma esmola e um abraço apertado.
O jogo foi injustiçado, mas caiu com honra: ele trazia um dos combates mais estratégicos da plataforma — que misturava ritmo, quebra-cabeças e muita estratégia para os jogadores avançarem em sua trama. Porém, era tão complexo que não chamou a atenção do público casual e ficou na memória.

2. Fire Emblem: Path of Radiance
O lançamento de Fire Emblem: Path of Radiance (2005) teve dois grandes problemas na época: o fato da franquia ter passado anos distante do mercado ocidental e a base muito baixa de vendas do GameCube. O resultado foi o colossal fracasso comercial do RPG tático.
Considerado por muitos o melhor capítulo da franquia, ele apresentou o herói Ike e uma história que envolvia temas como racismo, política e os horrores da guerra. O jogo foi injustiçado na época, mas hoje integra um dos games mais pedidos para entrar no catálogo da plataforma no Nintendo Switch 2.

1. Gravity Rush
Criado pelo pai de Silent Hill, Gravity Rush (2012) tem um dos gameplays mais inovadores entre os recentes lançamentos da Sony: a forma como mexe com a gravidade, a sua ação e quebra-cabeças se tornaram emblemáticos e criaram uma verdadeira experiência marcante.
O grande problema: ter lançado no PS Vita, um portátil fadado ao fracasso comercial. Anos depois o estúdio lançou uma versão remasterizada, mas que também não recebeu muita atenção dos fãs. Ele recebeu uma sequência, mas desde 2017 a franquia não é sequer mencionada ou lembrada.

Jogos injustiçados, não fracassados
Infelizmente temos de selecionar apenas 10 jogos injustiçados, mas vários outros poderiam entrar nessa categoria: ICO, Dreams, EarthBound, Chrono Cross, Suikoden II, Mirror’s Edge e diversos outros se encaixam como títulos excelentes que o público ou as produtoras esnobaram erroneamente.
E devem existir outros milhares, que talvez nem sequer conhecemos. Entre os principais, temos:
- Gravity Rush
- Fire Emblem: Path of Radiance
- The World Ends With You
- Vanquish
- Vagrant Story
- Parasite Eve
- Sleeping Dogs
- Psychonauts
- Titanfall 2
- Marvel’s Guardians of the Galaxy
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