
Resumo
- Silenciosamente, Apple encerrou suporte e removeu aplicativo Clips da App Store;
- Lançado em 2017, aplicativo permitia criar clipes com efeitos visuais;
- Baixa popularidade do Clips pode explicar decisão da Apple.
Sem fazer alarde, a Apple descontinuou o Clips, uma das ferramentas nativas do iOS. O aplicativo foi lançado em 2017 para permitir que o usuário criasse clipes combinando vídeos curtos e imagens para serem compartilhados em redes sociais, por exemplo. O problema é que pouca gente usava ou conhecia o Clips.
Em uma página de ajuda, a Apple explica que o Clips não está mais sendo atualizado e que, desde sexta-feira (10/10), não está disponível para download a novos usuários. De fato, a ferramenta não pode mais ser baixada a partir da App Store.
Contudo, quem ainda tem o aplicativo instalado no iOS 26 ou no iPadOS 26, ou em versões anteriores desses sistemas operacionais, ainda pode usá-lo.
Na mesma página de ajuda, a Apple orienta os usuários do Clips a salvar os vídeos feitos com a ferramenta na biblioteca de imagens do iPhone ou iPad (aplicativos Fotos) para que nenhum conteúdo seja perdido, orientação válida para o caso de o app ser removido em alguma atualização do iOS ou iPadOS.

Por que o Clips foi descontinuado?
A Apple não explica o que a fez descontinuar o Clips. Mas é de se presumir que a baixa popularidade da ferramenta seja o motivo.
O Clips é uma ferramenta de uso fácil, e que permite a aplicação de efeitos, textos adesivos e músicas para tornar o clipe gerado mais interessante ou divertido.
Porém, recursos parecidos podem ser encontrados nos aplicativos das próprias redes sociais, como Instagram e TikTok, ou em apps ligados a esses serviços, como CapCut e Instagram Edits. Isso pode explicar a baixa adesão ao Clips.
Já havia sinais de que o destino do aplicativo seria esse. Desde que foi lançado, o Clips foi atualizado várias vezes para incorporar novas funcionalidades, vindo até a ter suporte a recursos como Animojis e Memojis. Mas, nos últimos anos, o app só vinha recebendo correções para bugs, essencialmente.
Com informações de MacRumors